TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Monografias: ATPS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1 – Pesquisa concluída

Passo 2 – Reunindo Informações

Passo 3 - Resumo da reunião da equipe

Passo 4

O que é Administração Financeira e Orçamentária

O principal objetivo da administração financeira para todas as Organizações existentes hoje são seus lucros, onde quem deve buscar são os proprietários com a ajuda de seu administrador. Quaisquer atividades realizadas dentro das organizações envolvem recursos financeiros, pois é necessário investimentos para obtenção de lucros.

Os proprietários investem em sua Organização a espera de lucros de acordo com o risco assumido, no qual a geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) é adequado por um tempo longo.

Para uma geração de Lucro e caixa adequado é necessário com que a Organização contribua de uma maneira ativa e correta com os pagamentos de salários e encargos, capacitação de seus funcionários, investimentos em novas tecnologias de informação e outras.

Obter uma boa administração financeira é algo muito difícil, já que requer controle máximo de tudo oque existe dentro das Organizações. Para manter esse controle é necessário muita estratégia, algo de extrema importância para o sucesso das Organizações e claro de seus dirigentes.

Um dos principais papeis de um administrador financeiro é cuidar de todo o dinheiro da Organização, ficar atento a suas entradas e saídas e cuidadosamente preservar o retorno aguardado pelos acionistas, para que isso ocorra é necessário o controle de caixa e custo pelo qual a Organização está submetida.

7

A administração de caixa é um item de extrema importância para a Organização. Vale citar que os principais fracassos empresariais têm como principal erro a Mortalidade Precoce das pequenas e médias Organizações, isso só ocorre por falta de conhecimento e habilidade dos administradores. Esses erros são na maioria das vezes culpa dos empresários que acreditam que se produzirem produtos de alta qualidade e demanda é o suficiente para um ótimo retorno financeiro e acabam passando a responsabilidade de cuidar do caixa para colaboradores não aptos para realização dessa administração. Nenhuma Organização irá crescer ou até mesmo sobreviver, sem um controle adequado. Para cuidar da administração de uma Organização (independentemente de seu tamanho) é importante ter o conhecimento dos procedimentos contábeis, financeiros e claro saber sua melhor forma de utilização para manter o controle, ajustes e projeção dos resultados.

O demonstrativo de caixa permite que o administrador monitore o equilibro ou desequilíbrio entre entradas e saídas durante um determinado período, dessa forma é possível ter planejamento para disponibilização de recursos financeiros para atendimento de necessidades de caixa.

Dentro da administração de caixa (uma ferramenta fundamental) é possível um excelente controle de recursos financeiros para qualquer Organização. O administrador pode ter uma previsão de caixa preparada, mas só terá sucesso se os esforços realizados forem em conjuntos com todos os departamentos da Organização. Outros departamentos realizam os seguintes controles: Departamento de vendas controla a previsão de vendas, condições das vendas (prazos de recebimentos, descontos para pagamentos à vista); Os gastos de produção são de responsabilidade do pessoal da produção e contabilidade de custos; Todos os outros departamentos envolvidos no processo administrativo deverão evitar despesas excessivas, custos desnecessários e claro procurar maior receita para sua atividade.

Nas Organizações existem várias informações diárias e documentos internos do setor financeiro e para esses controles, iniciam-se as seguintes fases: Movimentação financeira (Registros das entradas e saídas); Controle do Pessoal (Profissionais efetivos, temporários, estagiários. Despesas referentes a encargos trabalhistas e contribuições); Controle de Estoque (Entrada e Saída de insumos e matéria prima, níveis de estoques, datas de compras, estrutura de armazenagem); Controle de máquinas, veículos e equipamentos (Consumo de combustível, energia, serviços realizados, manutenção preventiva).

O planejamento financeiro faz com o administrador acompanhe os processos internos e sempre que necessário buscar mudanças, auxilia também a alcançar suas metas estabelecidas ou criar alguma ação para simplificar o caminho até o objetivo estabelecido.

8

De acordo com o planejamento financeiro o administrador consegue visualizar com antecedência investimentos futuros, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que será necessário para manter o caixa da empresa. O planejamento financeiro mostra caminhos que levam as conquistas de cada objetivo da empresa, tanto curto ou longo prazo, criando sistemas e mecanismos de controle que envolva quaisquer procedimentos da Organização.

Nota-se que o planejamento financeiro e controle orçamentário realizados de forma conjunta, possibilitam mudanças para auxiliar no alcance de metas e objetivos estabelecidos. Um controle financeiro eficaz faz com a Organização se mantenha com uma postura proativa em relação ao aumento de percentual de inadimplência.

O crescimento e sobrevivência de uma Organização é consequência de um bom planejamento financeiro, no qual também envolva as margens de lucros que devem remunerar o capital de investimento, plano de recebimentos e pagamentos através de uma margem razoável entre o primeiro e segundo, para garantir o giro de caixa sem a ajuda de financiamentos.

O administrador tem a responsabilidade de programar e acompanhar todos os pagamentos e recebimentos de recursos financeiros, para que a Organização possa se manter e operar de acordo com seus objetivos e metas estabelecidas tanto a curto quanto a longo prazo (curto prazo para gerenciar o capital de giro e a longo prazo para fins de investimentos).

9

ETAPA 2

Passo 1

Efetuado análise sobre os Investimentos.

(1+0,11)=(1+R)x(1+0,065)

1,11=(1+R)x(1,065)

1,11/1,065=(1+R)

1,042=(1+R)= 1-1,042=R

0,042=R

R=0,042x100

R=4,2%

Passo 2 – Avaliações sobre os Investimentos Concluídos.

Passo 4

A administração – e muitos investidores e gerentes de créditos bancário – está cada vez mais consciente dos méritos dos planos empresariais formais. O maior trabalho técnico do contador responsável pelo orçamento é com os dados futuros esperados, e não com os dados históricos. O orçamento coloca o planejamento no seu lugar – no primeiro plano na mente dos administradores. Temos como missão nos dias de hoje encarar o desafio de começar a compreender por que o orçamento é útil. O orçamento visa, basicamente, a dirigir a atenção, pois ajuda os administradores a se concentrarem em problemas operacionais ou financeiros com uma antecedência suficiente para o planejamento ou a ação eficaz. A contabilidade ajuda o desempenho operacional da administração (com que eficiência se adquirem e usam itens do ativo). Mas a função de financiamento (como se obtêm os recursos financeiros para investir em ativo) também é importante. É por isso que examinamos os orçamentos de caixa e os orçamentos operacionais. As organizações sucedidas caracterizam-se, em geral, por uma administração operacional superior e por uma administração financeira superior. Os fracassos das empresas podem ser, freqüentemente, atribuídos ao desprezo, pela administração, dos aspectos financeiros de suas responsabilidades.

10

O planejamento estratégico do Banco Central do Brasil tem o objetivo de estabelecer um foco para a atuação da Instituição. Ele leva em conta os desafios identificados e as mudanças ocorridas nos ambientes interno e externo e as orientações emanadas da alta administração. O planejamento estratégico é revisado periodicamente e se inicia com a definição das orientações estratégicas, o que envolve um esforço coletivo de reflexão por parte dos executivos da Instituição.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »