ATPS DE FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS DA EDUCACAO
Trabalho Escolar: ATPS DE FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS DA EDUCACAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elaine_Soares • 1/3/2015 • 1.801 Palavras (8 Páginas) • 394 Visualizações
PEDAGOGIA
ATPS de Fundamentos Sociológicos da Educação
2014
O SIGNIFICADO DA SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇOES PARA A EDUCAÇAO
A sociologia surgiu no século XIX na França e tinha o objetivo de explicar dinâmicas da sociedade humana, o socialismo surgiu com o desejo de viver em uma sociedade de igualdade, sociólogos tentaram entender o que fazia com que as pessoas vivessem unidas e queriam desenvolver algo para proteger as pessoas da desintegração social. Sociologia tem como função observar fenômenos que se repetem nas relações sociais, com isso obter explicações gerais ou teóricas sobre os fatos sociais, porem se preocupa com eventos únicos como o surgimento do capitalismo, se firmou como ciência durante o século XX.
Sociologia apareceu em um momento em que o mundo estava sofrendo efeitos importantes de transformações “revolução industrial”, surgiu para entender diferentes formas da sociedade, suas estruturas e organizações, pretendem explicar a totalidade do universo da pesquisa, por meio de suas teorias, conceitos e métodos os sociólogos constituem instrumentos que entendam a realidade social e suas relações.
Pessoas importantes como Auguste Comte e Èmile Durkheim falam em nascimento da sociologia e sua estruturação como ciência.
Auguste Comte(1798-1857) criou a sociologia como designação de uma ciência e do positivismo, em sua perspectiva fenômeno sociais erareduzida as leis gerais. O positivismo era uma filosofia cujo objetivo era o de garantir uma necessária evolução da humanidade em direção do progresso assim como uma ordem preestabelecida.
A educação positivista esta dividida em dois níveis:
*educação familiar- educação espontânea, materna e voltada à formação moral.
*educação sistemática e publica- ocorre após a formação moral.
A educação positiva é dividida em duas fases:
*antes da puberdade- enfatiza a preocupação com o concreto, a observação e a pratica de exercícios.
* a partir da puberdade- sistematização por meio de lições formais e programação hierárquica e orgânica da essência.
Émile Durkheim (1858-1917), consolidou a sociologia como ciência e se empenhou em fazê-la independente e com método próprio, porem também foi influenciado por COMTE como na noção de lei, busca por regularidade e tradição positivista.
Em sua perspectiva ninguém é o que quer, mas sim o que a sociedade quer que seja, é a sociedade que determina a vida do individuo, mas ele não se da conta dessa força.
A Importância da Sociologia da Educação
Sociologia estuda sociedades humanas e seus processos que juntam indivíduos em associações, grupos e instituições, entanto o individuo isolado este é estudado pela Psicologia e Antropologia. A sociologia observa vários indivíduos que se encontram em diferentes grupos de tamanhos diversos, pode ser orientada como “ciência da ordem” sendo que os resultados podem ser utilizados com vista à melhoria dos mecanismos de dominação por parte do estado ou grupos minoritários como empresas privadas ou centrais de inteligências.
O uso do conhecimento sociológico é potencialmente arriscado, pode promover mecanismo de dominação e informação, e servir para finalidade antidemocrática, autoritária e arbitraria.
PORQUE É IMPORTANTE QUE EXISTA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO ?
O que tem haver a sociologia com a educação escola?
A escola não esta isolada, tem um relacionamento com a comunidade e com a sociedade que esta inserida, recebe reflexos das condições e das exigências estabelecidas pela sociedade. Porem dentro da escola multiplica-se os grupos sociais como: grupo de alunos, de professores, de especialistas e etc., tendo grande influência no comportamento do aluno sobre sua educação. Dentro da sala de aula mesmo o controle maior sendo do professor as influencias das condições sociais dos alunos e de seus grupos tanto de dentro ou de fora da sala não podem ser menosprezados. Com isso a sociologia da educação tem dois aspectos principais no trabalho pedagógico.
1. Estudo de processos e influencias sociais envolvidos na atividade educativa na escola, como processo de interação do individuo, organização social e influencia exercida pela sociedade, comunidades e grupos.
2. Aplicação do conhecimento e descoberta da sociologia, utilização dos princípios e teorias sociológicas para tornar mais eficaz o processo educativo.
Com isso a sociologia da educação se preocupa com três grandes áreas de estudo:
*organização da sala de aula
*interação entre escola e sociedade
* educação relacionada com a sociedade em um sentido amplo
Os Aspectos Sociais, Políticos, Históricos e Culturais daSociologia da Educação
O filme “Entre os Muros da Escola” retrata o reforço, as desigualdades sociais e a difícil relação entre o professor e o aluno dentro de uma escola, reforça uma visão colonizadora que busca assimilação da cultura a civilização, estando em uma relação de conflitos onde as linguagens de negros, africanos, asiáticos, latinos americanos e franceses, formam um grupo de batalha que entram em conflito cultural.
E assim um professor com intuição, emoção e paixão pela sua profissão resolve mudar os métodos de ensino e resolve usar um idioma diferente do que se usava e desafia seus alunos com problemas estruturais, assim tenta concertar erros do passado adotando uma comunicação melhor entre professor e aluno.
O papel da sociologia no dia a dia do professor é de suma importância, pois mostra a realidade social, na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para formação de educação com uma visão critica na formação do individuo para construir dentro da realidade do aluno uma visão transformadora e elevar sua capacidade de raciocínio.
O educador tem que utilizar sua experiênciapara melhorar a qualidade de vida dos
...