ATPS DE ÉTICA EMPRESARIAL
Casos: ATPS DE ÉTICA EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: macordeiro • 28/11/2013 • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 308 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Recursos Humanos
ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
RELATÓRIO SOBRE O FILME AMOR SEM ESCALAS
Profª. Presencial: Maria Luiza Mendonça
Prof.ª Ead: Camila Silva de Menezes Costa
Ana Carla Vieira de Souza Duarte RA 429305
Antônio Carlos de Vasconcelos Gama RA 423452
Gabriela Cabral RA 423464
Paraty- Rio de Janeiro
Junho/2013
1. Introdução (ética e administração)
A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento, ou vontade pela razão. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre o bem e o mal, o justo e o injusto. A prática de ética nas organizações requer convicção e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, e principalmente visando o bem estar de seus funcionários.
Alguns exemplos de falta de ética, dentro de uma empresa, como: fazer afirmações que não são verdadeiras, superestimar circunstâncias e situações, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse, contar meias-verdades que redundam em mentiras dissimuladas com aparência de verdade. Em um país onde a cada dia surgem novos impostos, onde encontra-se intrínseco na cultura dos colaboradores o “jeitinho brasileiro”, cabe aos gestores a missão de tornar suas empresas éticas, e que ganhar sempre não é o melhor caminho para o crescimento.
Em algumas empresas a exposição de sua própria imagem que não estão na realidade, voltadas para os clientes, mas sim, que estão apenas dizendo isto, mas sem ética.Algumas empresas têm como missão a satisfação do cliente, mas está satisfação acaba quando o cliente efetua o pagamento, o querer ganhar sempre faz com que muitas empresas estejam perdendo espaço no mercado, pois consumidores querem ser tratados com respeito, e buscam nas empresas confiança e garantia dos serviços prestados assim como foi acordado, quando isso não acontece, se rompe o elo empresa/cliente.
A ética empresarial pode ser a alma do negócio para combater a acirrada concorrência do mundo globalizado, e podemos dizer também que ética é um grupo de valores morais e princípios que orientam a conduta do ser humano na sociedade. A ética é estruturada por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. A filosofia estuda a ética como uma ciência voltada a valores morais de uma sociedade e suas tribos. Na administração é preciso agir de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso com a empresa e a comunidade. Junto com a ética o administrador deve buscar novas ideias inovadoras junto às áreas dos diversos conhecimentos, principalmente a filosofia.
A ética é muito importante em qualquer profissão, mas na administração, ela tem de estar mais presente, pois com ética um administrador fará com certeza toda diferença dentro de uma empresa, buscando transparência e seriedade, ele terá grandes oportunidades de crescer, claro que sempre com respeito ao próximo, gerando um bom convívio entre os funcionários. Trabalhar com ética é muito importante dentro das organizações, pois assim é alcançado o sucesso de todos. É preciso que toda organização não apenas fale de ética, mas a coloque em prática, assim haverá um crescimento de todos.
É preciso conduzir-se de forma ética o tempo todo, demonstrando compromisso não só com a organização da qual faz parte, mas também com a comunidade para qual serve, contribuindo com o desenvolvimento e realizando de fato responsabilidade social. Todos podem fazer sua parte e contribuir para um mundo mais ético.
2. Ética profissional no filme:
A trama tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas nos EUA que buscaram adequação com a maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças. Nesse contexto, empresas americanas optaram pela demissão de funcionários, geralmente os mais antigos, e decidem contratar Clonney, que viaja para diversas cidades executando a dura tarefa de comunicar aos funcionários que os mesmos já não serviam para o cargo que ocupavam e que, mesmo com toda a raiva, frustração e peso emocional devido à situação, Clonney sempre tenta reverter a situação de forma a mostrar que esta é uma oportunidade que se abre, sem necessariamente estabelecer qualquer tipo de empatia. Com o avanço da tecnologia e com a necessidade de contenção de custos, a forma de locomoção utilizada é repensada. As demissões passam a ser feitas por meio de teleconferência. Esse fato aumento cada vez mais o distanciamento na relação entre trabalhador e empresa.
2.1. Sinopse do filme “Amor sem Escalas”
Ryan Bingham (George Clooney)
...