ATPS DIDATICA
Exames: ATPS DIDATICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ceciliarando • 15/3/2015 • 3.132 Palavras (13 Páginas) • 378 Visualizações
Projeto: O Mundo Encantado do Sítio do Pica-Pau Amarelo 05
4 – Construtivismo – Um bom método de aprendizagem 08
Registro Reflexivo
09
Relatório de Vivencia Escolar 10
Planejamento: Aula de Artes 11
Aspectos considerados em relação a teoria e prática do Ensino 13
Conclusão 14
Bibliografia 15
INTRODUÇÃO
A dificuldade de aprendizagem, vem se tornando motivo de questionamento e angustias e para suprir tamanha carência na aprendizagem, as escolas tentam a motivação através de projetos voltados principalmente para o lado da leitura e escrita lúdicas, buscando com isso minimizar os problemas que se estendem as áreas do conhecimento.
A viabilidade e concretude desses projetos é que fazem o aluno conhecer e dar significados à sua vida educacional e pessoal, preenchendo as lacunas em aberto durante o processo de construção de sua aprendizagem.
O DESAFIO COTIDIANO DE ENSINAR A LEITURA E A ESCRITA NA ESCOLA
O ser humano sempre possuiu a necessidade de ler e escrever para fazer um registro de suas ações cotidianas assim como suprir necessidades na sua vida em sociedade. Para concretizar e aperfeiçoar tais conhecimentos, a Educação que antes atingia a poucos veio crescendo cada vez mais com a intenção de erguer-se para sempre a inteligência humana.
A leitura ganha novos significados. As pessoas a utilizam em vários momentos da vida, sejam para leitura de panfletos, livros, revistas, jornais entre outros.
O homem passou a assimilar muitos conhecimentos através da leitura, sendo inserido em um mundo ainda mais dinâmico e globalizado, conhecendo seus direitos e deveres, e a passou a entender mais da consciência de seus valores.
A família é fundamental na aprendizagem da criança na leitura e na escrita, pois será ela a primeira a dar o suporte e incentivar os atos e as práticas, e uma forma de incentivo muito importante é a de ler, pois sendo exemplo a criança se espelha e acaba criando o habito da leitura.
Mas verificamos que a falta de política pública de qualidade e moralidade deixa marcas negativas e a Educação caminha em passos lentos e com atrasos, faltando onde mais deveria ser presente. Associado a isto, existe também a carência familiar, e o aluno se vê desprovido de recursos e motivações para prosseguir na própria alfabetização, tornando-se descompromissado com o seu aprender.
A criança passa de uma serie para outra com uma enorme carência escolar de conteúdos e o que seria fácil de construir nas primeiras fases de aprendizagem, passa a ser um problema automático e contínuo nas series seguintes prejudicando o desenvolvimento do aluno.
Para que haja um aprendizado mais eficiente, as escolas, por meio de seus profissionais dedicados à Educação, inserem projetos direcionados a aquisição de conteúdos linguísticos de maneira que o aluno consiga aprender através do concreto e do criativo para que posteriormente tenha prazer ao conhecer a leitura.
A leitura está estritamente ligada a escrita, com isso surge a necessidade de se discutir sobre o processo de leitura e escrita nas series iniciais do ensino fundamental dada a sua relevância para o processo Ensino-Aprendizagem.
A leitura serve para que o aluno obtenha conhecimentos e serve de motivação e estímulos para que a criança goste de estudar e goste propriamente da escola.
PROJETO: O MUNDO ENCANTADO DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
Duração: 4 meses.
Infantil II – 2014.
Tema: “O Mundo Encantado do Sítio do Pica-Pau Amarelo”
Eixo: Linguagem Oral e Escrita.
Justificativa:
Os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo criados por Monteiro Lobato despertam grande interesse nas crianças. A observação e o conhecimento de cada personagem possibilitarão a ampliação dos conhecimentos da escrita instigando também a leitura.
Objetivo Compartilhado:
Montar uma coletânea com os personagens do sítio (sendo opcional a elaboração da coletânea uma para cada criança ou por sala).
Objetivo Didático:
∙ Ampliar o repertório de comunicação e expressão através da oralidade e linguagem escrita;
• Utilizar estratégias de leitura;
• Ampliar suas hipóteses sobre a escrita;
• Produzir textos descritivos orais tendo a professora como escriba;
• Conhecer as principais características dos personagens do sítio.
Conteúdos Conceituais:
• Conhecimentos sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato;
• Conhecimento dos personagens do Sítio;
• Produção de textos descritivos orais.
Conteúdos Procedimentais:
• Coleta de material;
• Leitura de histórias do Sítio e sobre as características dos personagens;
• Listagem dos personagens;
• Utilização de estratégias de leitura e escrita;
• Ilustração da coletânea com os personagens.
Conteúdos Atitudinais:
• Interesse pelo universo da escrita;
• Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
...