ATPS DIREITO EMPRESARIAL
Dissertações: ATPS DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MOINHA • 26/11/2013 • 422 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Planejamento tático
O Planejamento Tático tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultados e não a empresa como um todo. Por tanto trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejo estratégico.
São desenvolvidos a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente para a consecução de objetivos previamente fixados segundo uma estratégia pré-determinada bem como as políticas orientava para o processo decisório da empresa.
Nos níveis estratégico e tático pode-se ter alguma dificuldade de diferenciá-los, pois não existe distinção absoluta entre ambos.
Entretanto, o primeiro nível está voltado à dimensão estratégica da empresa, referindo-se aos seus objetivos a sua eficácia. As decisões estratégicas têm, geralmente, alcance temporal prolongado e elevado grau de impacto e irreversibilidade.
Por sua vez, o Planejamento Tático está mais voltado aos meios para se alcançar os objetivos especificados, isto é, refere-se aos componentes da empresa e à sua eficiência.
Na elaboração do planejamento tático encontram-se dificuldades de ordem prática, uma vez que é necessário definir objetivos de mais curto prazo, que sejam participações dos objetivos de longo prazo, a fim de que a consecução dos primeiros possa levar à concretização dos últimos.
O Planejamento possui muitas vantagens, por exemplo:
- ajuda a administração a adaptar-se e ajustarem-se as mudanças no ambiente;
- auxilia na cristalização de acordos sobre assuntos de importância;
- capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior clareza;
- ajuda a fazer a coordenação entre várias partes da organização;
- ajuda a estabelecer mais precisamente a responsabilidade;
- proporciona um sentido de ordem as operações;
- tende a tornar os objetivos mais específicos e mais bem conhecidos;
- minimiza a adivinhação e poupa tempo, esforço e dinheiro.
O Planejamento Tático tem como objetivo melhorar atividades deparmentais ou áreas definidas de uma organização, sendo esta influenciada por informações, transformações do meio externo, que de forma mais direta é absorvida pelo planejamento operacional, que atua diretamente com o público consumidor de seus produtos ou serviços.
Verificamos também que no planejamento tático o prazo é mais longo, amplitude maior, os riscos são maiores e flexibilidade menor que se detona de forma contrária no planejamento operacional. Já nos processos decisório para planejar há de se tornar decisões sobre o futuro. O administrador deve constantemente decidir o que fazer quem deve fazer, quando, onde e muitas vezes como fazer.
Assim, para ter uma organização que olhe para o futuro e procure se manter ativa e próspera em um mundo que se modifica, é preciso que haja planejamento ativo, vigoroso, contínuo e criativo. Do contrário a administração somente reagirá ao seu ambiente e
...