ATPS ETAPA I E II COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Artigo: ATPS ETAPA I E II COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iorrani • 5/8/2014 • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 448 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE ANÁPOLIS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS ETAPA I e II
Iorrani Martins Santana,
09/04/2014
Administração – Turma “B”- Nortuno- professora
ADMINISTRAÇÃO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS ETAPA I e II
TRABALHO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA
DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, COMO PARTE DE AVALIAÇÃO DO
1º SEMESTRE.
PROFESSOR (A):
Anápolis, 09 de Abril de 2014;
ATPS Comportamento Organizacional – Etapa 1
RELATORIO DE ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CASE: PET GLAMOUR
ETAPA 1
O pet shop Pet Glamour surgiu do sonho de dois irmãos de terem o próprio negócio. Na escolha do nicho de mercado levaram em conta o fato de ambos gostarem de bichos de estimação.
João Maria Lourenzão formou se em Tecnologia em Gestão Comercial e Alba Lourenzão sempre trabalhou como cabeleireira em grandes salões de beleza. Para realizar o sonho, eles pegaram empréstimo no banco e abriram o Pet Shop.
João assumiu toda a administração da empresa, enquanto Alba se responsabilizou pelo banho e tosa. Além dos dois sócios, a empresa conta com mais cinco funcionários:
Gerente da loja: Rui Leme
Vendedoras: Leila Xavier e Elaine Vérner
Banho: Anita T. Jordão e Léa J. Jordão
Tosa: Éder Seles
No quadro de componentes da Pet Glamour, há uma personagem identificada como Iara Santos, que não foi citada no organograma da empresa. É uma incógnita no case.
Baseado nos problemas da pet shop, identificamos os traços das diversas personalidades da empresa seguindo o conceito da Teoria dos Big Five (cinco fatores utilizados por diversos pesquisadores no campo organizacional), como segue no quadro abaixo:
Traços da personalidade propostos pela Teoria da Big Five | Extroversão | Gregária*, assertiva** e sociável |
| Agradabilidade | Cooperativa, quente e agradável |
| Consciência | Trabalhadora, organizada e confiável |
| Estabilidade Emocional | Calma e autoconfiante |
| Abertura à experiência | Criativa, curiosa e culta |
*Que vive em grupo **Afirmativo
* João Maria Lourenzão - Sócio - Administração Geral
Características do personagem = Apesar de ser o administrador geral da pet, usa seu tempo somente com o trabalho burocrático, falta talento para delegar funções, desenvolve mais a função operacional em sua administração, não administra bem o seu tempo, o que vem causando o encolhimento da empresa. Sua qualidade mais expressiva é ser trabalhador.
Traço da personalidade identificado = Consciência
* Alba Lourenzão - Sócia - Responsável pelo Setor Banho e Tosa
Características do personagem = Para essa personagem, a pet é apenas o grupo a qual é responsável, o setor de banho e tosa. Não exerce liderança sobre sua equipe, pois não é respeitada pelas pessoas do grupo, que usam o nome da mesma para tomarem atitudes sem mesmo consultá-la. Não coopera com a administração, deixando a encargo do sócio, reclama, porém é apática. Não toma nenhuma decisão, mesmo sabendo que o faturamento da empresa vem caindo. Reclama mas é omissa quanto a sua responsabilidade, demonstra uma personalidade muito calma.
Traço da personalidade identificado = Estabilidade emocional.
* Rui Leme - Gerente da Loja
Características do personagem = Esse funcionário só tem o título de gerente, não exerce a função. Falta-lhe atitude, voz ativa, segurança e controle da situação. Conhece as regras, sabe que não estão sendo seguida e nada faz para que sejam cumpridas. É desorganizado e não confiável. Muito calmo.
Traço da personalidade identificado = Estabilidade Emocional
* Elaine Verner e Leila Xavier - Vendedoras
Características das personagens = Segundo relatado no case elas são autoconfiante, pois faltam ao trabalho e chegam atrasadas com muita frequência. O indivíduo tem que confiar muito em si, para ter a garantia de que agindo dessa forma não será demitida. Bem que se analisarmos o ambiente em que labutam, não será tomado nenhuma atitude em relação ao comportamento das mesmas.
Traço da personalidade identificado: Estabilidade emocional
* Anita T. Jordão e Léa J. Jordão - Banho
Características das personagens = Conforme observamos nos problemas citados no case, essas funcionárias são displicentes, não respeitam os superiores hierárquicos, abusam da confiança da responsável pelo setor, usando o nome da mesma para burlar normas da empresa. Pelo fato de pegarem sempre os produtos, a ponto de fazer a gerência perder o controle, sugere que as mesmas sejam trabalhadoras, cooperam entre si e esforçam se para se darem bem no ambiente onde estão inseridas (de certa forma são sociáveis).
Traço da personalidade identificado = Extroversão
* Éder Seles - Tosa
Características do personagem = Além de possuir os mesmos problemas das funcionárias do banho, como a falta de respeito com seus superiores, abuso da confiança do responsável pelo setor, etc... Esse indivíduo não respeita as colegas de trabalho, se sente superior, sendo desagradável
...