ATPS ETICA
Artigo: ATPS ETICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maina0302 • 29/9/2014 • 2.740 Palavras (11 Páginas) • 180 Visualizações
Anhanguera Educacional – Unidade Anápolis
Administração Geral
Ética na Gestão empresarial
Atividade Prática Supervisionada
Ética na gestão empresarial
Maria de Lourdes
Anápolis
Abril – 2012
Anhanguera Educacional – Unidade Anápolis
Administração Geral
Ética na Gestão empresarial
Atividade Prática Supervisionada
Ética na Gestão empresarial
Maria de Lourdes
Anápolis
Abril – 2012
Etapa nº 01
Aula-tema: Introdução à Ética.
Passo 01: Leitura do texto “Mapas Conceituais” – Questionário:
1) Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
A ética significa o conjunto de valores e da moral que conduzem um indivíduo a tomar decisões, no que se refere principalmente às suas relações com o mundo. Observa-se que a prática da ética nas organizações, por caminhos formais ou informais, instala-se por referências ideais de comportamentos e procedimentos que servem de guia, modelo e exemplo de ações ou atitudes tidas como aceitas ou recomendadas. Na manutenção de um código de ética é necessário que se tenham os guardiões que, em geral, compõem o Conselho de Ética e têm por objetivo: analisar os casos discrepantes ou não descritos e auxiliar na identificação das necessidades de revisão dos itens existentes, sugerindo acréscimos ou mudanças. Os princípios que podem ser compartilhados, aprendidos e formam a base a partir da qual as ações e decisões organizacionais serão tomadas. O conjunto de valores orienta a definição de políticas e diretrizes, que se consolidam nos hábitos e costumes. Os valores servem de guia para definição de prioridades e de como todos devem se conduzir na busca dos objetivos da organização. Embora tenham caráter permanente, os valores devem ser periodicamente revisitados, para evoluir com a sociedade e com as necessidades da empresa, formando um conjunto vivo de crenças. Buscando desenvolver e manter as competências essenciais os dirigentes conseguirão sustentar as vantagens competitivas de suas organizações.
A arquitetura estratégica possibilita aos gestores a identificação das atuais competências essenciais e daquelas que necessitam de desenvolvimento. As competências essenciais se situam no cerne do processo de alavancagem e
de criação de novas oportunidades de negócios.
Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.
Passo 02: Anotações feitas pelo grupo, para posteriormente concluir o desafio.
Etapa 02: Aula-tema: Predisposição Ética
Passo 01: Conceitos:
Ética: Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.
Moral: Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.
Lei: As leis são instrumentos de regulamentação social. As leis são necessárias, pelo menos por três razões. Em primeiro lugar, para promover uma arrumação e harmonização no interior de cada ser humano em particular. Depois, para promover a justiça e a harmonia entre os seres humanos. Finalmente, com o objetivo geral da vida humana como um todo, com o fim para o qual o homem foi criado, que se consolida na possibilidade de um mundo justo e fraterno habitado por seres humanos plenamente realizados, o que muitos de nós chamaríamos céu ou paraíso.
Diferenças e semelhanças entre Ética, Moral e Lei:
Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem. Ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.
. Ética é princípio; moral é conduta específica;
. Ética é permanente; moral é temporal;
. Ética é universal; moral é cultural;
. Ética é teoria; moral é prática.
As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos. Para que você entenda melhor, a afirmação de que todos os seres humanos são iguais perante Deus é uma afirmação ética, um princípio universal, e a lei que considera crime a segregação
...