ATPS ETICA
Ensaios: ATPS ETICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: netynho1000 • 21/9/2013 • 1.674 Palavras (7 Páginas) • 594 Visualizações
O que é Ética Profissional:
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa modo de ser. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. É também chamada filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
No ambiente profissional, a ética é relevante por estar presente nas nas menores atitudes, e, em todas as profissões existe uma maneira certa, justa e prudente de decidir, conduzir uma específica tarefa em determinada atividade. Deste modo, a ética auxilia no processo de desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pelas virtudes dos procedimentos administrativos da empresa, em prol da harmonia social. Sendo assim, ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho, conforme estabelecido pelo Código de Ética Profissional, o qual é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
No cenário atual, podemos perceber que os consumidores estão cada vez mais antenados em políticas sociais e sustentáveis, e investidores preocupados com imagem e ética, fazendo com que o assunto seja incorporado no dia a dia atual. Por isso, não adianta mais as empresas terem apenas produtos competitivos, e sim novos atributos ao negócio, sendo a ética levada em consideração na hora de fechar negócio.
Ética empresarial é a alma do negócio. É o que garante o conceito público e a perpetuidade da empresa.
http://www.eticaempresarial.com.br/
http://www.significados.com.br/etica-profissional/
http://www.alumniespm.com.br/impressao/alguem-ja-viveu-um-amor-sem-escalas/
Situações chaves sobre ética no filme Amor Sem Escalas
• A demissão de funcionários por meio de uma pessoa que não faz parte da empresa e a qual ninguém dos demitidos viu na vida, é uma situação onde a ética não foi aplicada, pois se a empresa não está satisfeita com o serviço ou não precisa mais do funcionário, o dever é do gerente de dizer os motivos pelo qual a pessoa está sendo desligada da empresa. Em contrapartida, o método de Outplacement , onde no filme é entregue um documento com orientações para as pessoas dispensadas é bem bacana, pois mostra alternativas a estas pessoas de recolocação profissional. É óbvio que para muita daquelas pessoas não vai adiantar muito, devido a idade avançada, mas a ideia é boa. Pena que quem deveria fazer isso (gerente, administrador, diretor, etc) e mostrar opções para os dispensados, não o fazem.
• Ryan fica descontente quando descobre sobre a ideia de demitir pessoas por videoconferência, porém ensina sua “rival” métodos para saber lidar melhor com a situação de demitir alguém, e não teve aquela coisa “você está querendo se aparecer e roubar meu lugar, vou ferrar sua vida!”. O que houve foi que mesmo discordando do método da Nataly, ele fez de tudo para mostrar que o seu jeito era o melhor, mas sem procurar humilhá-la.
• A entrada de Ryan, Alex e Natalie em uma festa sem terem as credenciais, usando os crachás de outras pessoas, foi uma atitude antiética.
• O pedido de demissão de Natalie por SMS, na minha opinião, foi antiético. Por mais que ela estivesse magoada e triste com o fato de uma pessoa, a qual ela demitiu ter cometido suicídio, não justifica ela ter saído da empresa desta forma. O método utilizada por ela foi bem impessoal, da mesma forma que era impessoal a ideia de demitir as pessoas por videoconferência.
• Apesar de discordar dos métodos de Natalie em demitir os funcionários por videoconferência, Ryan a ajudou, enviando uma carta de recomendação para a empresa na qual ela iria fazer entrevista, e pela sua recomendação ela consegue emprego.
Sinopse do filme “Amor sem escalas”
O filme narra a história de Ryan Binghan, um profissional que vive voanda de uma cidade a outra faz a “parte chata” das empresas, demitindo funcionários que não servem mais para ela. Ele é uma pessoa fria e competente, e sabe fazer este serviço como ninguém, e conseguindo mostrar as pessoas dispensadas que esta pode ser uma nova oportunidade para ela.
A vida de Ryan ia bem, pois se sentia satisfeito com seu trabalho. A vida dele é o trabalho e as viagens de avião, onde ele tem a obsessão de conseguir acumular 10 milhões de milhas aéreas simplesmente pelo status disso... Porém, seu estilo de vida fica ameaçado quando seu chefe contrata a jovem recém formada Natalie Keener, que tem uma ideia inovadora no processo de demissão, sugerindo que as demissões sejam feitas por meio de um sistema de videoconferência, o que reduziria os custos de viagem e hospedagem, e assim, todos os profissionais que tem o mesmo serviço que Ryan poderiam passar mais tempo com a família. Ryan não gosta da ideia, pois além de ficar mais difícil de conseguir as 10 milhões de milhas, ele pensa que o tratamento que será dado as pessoas vai ser indigno, e fala isso a seu chefe, Craig, que ele tem uma metodologia que faz com que dê certo. Neste instante entra Natalie, e Ryan tenta mostrar a ela que seu método não é o mais eficaz e pede para Natalie o “despedir”. Natalie começa com seu discurso padrão, mas Ryan tem uma resposta certa para tudo, e fala que ela deve conhecer bem o seu mercado antes de inovar. Por sugestão de Craig, Natalie deve viajar com Craig, para aprender bem as técnicas que ele tem.
Junto com Natalie, Bingham voa para diversas
...