ATPS Etica
Trabalho Universitário: ATPS Etica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosanebbjj • 5/3/2015 • 3.846 Palavras (16 Páginas) • 244 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – PÓLO JOINVILLE I
CURSO SERVIÇO SOCIAL – 4ª FASE
MÁRCIA SOARES DE JESUS RA 6374231397
PAOLA CARLA KLAUS RA 7118522506
ROSANE CERCAL BATISTA RA 6788429453
SUZANA CONTE DA CUNHA RA 7306551292
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
FUNDAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
TUTOR À DISTÂNCIA: Ma. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
TUTORA PRESENCIAL: VERÔNICA DE OLIVEIRA
JOINVILLE – SC
SETEMBRO / 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 03
1. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE........................... 04
2. FILANTROPIA E ASSISTENCIALISMO................................................................ 06
3. OS ASSISTENTES SOCIAIS NO BRASIL.............................................................. 07
3.1. Fig1 – Sexo............................................................................................................. 08
3.2. Fig 2 – Idade............................................................................................................. 09
3.3. Fig 3 – Religião........................................................................................................ 09
3.4. Fig 4 – Orientação Sexual............................................................................... 10
3.5. Fig 5 – Situação Conjugal............................................................................... 10
3.6. Fig 6 – Instituição Empregatícia...................................................................... 11
4. ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR.......................... 11
CONCLUSÃO.......................................................................................................................... 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................... 14
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, salientando a visão do profissional, sua ação de intervir e as concepções das bases teóricas que direcionam a profissão e identificam as práticas assistências existentes.
Indo de encontro a sua demanda que lhe é colocada e a necessidade de executar ás exigências e ás contradições da sociedade capitalista.
Também será abordado o surgimento do terceiro setor e a importância na área de atuação a qual se conhece como Organizações Não Governamentais (ONGs).
Em recebimento de uma pesquisa da Sra. Cristina Abreu (Assessora Especial/CFESS) de Brasil realizou-se um levantamento de Assistentes Sociais entre homens e mulheres.
Para aqueles que escolherem está profissão encontrará um grande desafio, pois deverá estar preparado para iniciar a dura realidade de um país com tantas desigualdades sociais existente e preconceitos.
1. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE
O Serviço Social como profissão, vem ampliando o seu campo de atuação em todos os espaços onde a questão social esteja presente. Os profissionais desenvolvem projetos, desde a elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares e trabalham em ações estatais e privadas para atender a necessidades da população carente.
O Serviço Social na atualidade apresenta alguns questionamentos históricos em relação ao trabalho dos profissionais da área e ao longo dos anos sua atuação foi modificada levando em consideração a necessidade das exigências e das contradições da sociedade capitalista, mas antes, o Serviço Social era influenciado basicamente pela igreja católica.
O profissional do Serviço Social elabora, programa, assessora, coordena e executa políticas públicas. De acordo com o Código de Ética Profissional, é dever do Assistente Social nas suas relações com os usuários, a democratização das informações, facilitação do acesso a programas institucionais como ferramenta fundamental para participação dos usuários.
O Assistente Social é chamado hoje a atuar no âmbito dos conselhos de políticas sociais (saúde/assistência social) e de direitos da criança e do adolescente, de idosos e de deficientes. Os profissionais estão também contribuindo para a criação de formas de outro consenso – distinto daquele dominante – ao reforçarem os interesses de segmentos majoritários da coletividade. O Assistente Social é, neste sentido, um intelectual que contribui, junto com inúmeros outros protagonistas, na criação de consensos na sociedade.
...