ATPS Historia Da Educação
Ensaios: ATPS Historia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karenkellyf • 24/10/2014 • 2.071 Palavras (9 Páginas) • 241 Visualizações
Introdução
A Didática nos proporciona conhecimento específico para um bom planejamento e plano de aula. Devemos conhecer bem nossos alunos para termos um bom trabalho. Para SÓCRATES ( séc. V a. c.) - Conhecer é um ato que se dá do interior do indivíduo. A função do mestre é apenas ajudar o discípulo a descobrir por si mesmo a verdade -.
Nosso objetivo é levar à criança um conhecimento sobre brincadeiras, através de jogod.
Para iniciarmos o projeto deste novo desafio, optamos em escolher uma conceituada escola, na qual uma das integrantes do grupo faz parte da equipe de educadores. A escola escolhida está localizada na região da Av. Paulista e atende mais de 2500 alunos. A escola atende as séries inicias, ou seja, da educação infantil ao ensino médio, preparando os alunos para a integração em grandes universidades.
Pelo colégio possuir uma grande infraestrutura, a sala de aula é bem arejada e contém todos os materiais tecnológicos necessários para uma adequada pesquisa, além de cada sala possuir um pequeno acervo de livros relacionados à todas as disciplinas vigentes.
Plano de Aula
Público Alvo: 1ºano do Ensino Fundamental
Eixos temáticos:
Artes Visuais, Natureza e Sociedade e Linguagem.
Responsáveis:
Karen, Natali, Creuza, Vanessa e
Andressa.
Perfil da turma para a qual a aula será preparada:
Crianças de 6 a 7 anos
Número de participantes:
Todos os alunos (média de 15 a 20 crianças)
Tema da aula:
Brincadeiras de outrora (Brincando é que se aprende)
Justificativa:
Atualmente, as crianças estão muito mais preocupadas em se adequar as novas tecnologias e não percebem que vivendo no mundo "virtual" em que se situam estão perdendo a melhor fase de suas vidas. Parece que nem mesmo os pais têm consciência disso. Acham que dando tudo do bom e do melhor, em termos de equipamentos eletroeletrônicos estão fazendo seus filhos mais felizes, não percebendo que o que realmente traz felicidade é vivenciar cada época de nossas vidas, sem pular etapas. Crianças mais felizes, consequentemente, se tornam adultos mais felizes.
Para tanto, esta atividade intitulada “Brincadeiras de Outrora” tem a finalidade de resgatar as brincadeiras e jogos da nossa cultura popular, inserindo essas brincadeiras que são de suma importância para o desenvolvimento físico da criança. Estes jogos e brincadeiras são atividades que poderão ser compartilhadas até com familiares, colegas e amigos de sua comunidade.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
Esta atividade envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso é que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessária mudança de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção à saúde, solidariedade, entre muitos outros.
Objetivos da aula a ser planejada:
Objetivo geral:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu círculo de brincadeiras, tornar as crianças mais solidárias e participativas, incentivar o trabalho de equipe.
Objetivos específicos:
• Reconhecer semelhanças e diferenças da criança de hoje e de outros tempos;
• Identificar o cotidiano de uma criança nos tempos atuais;
• Pesquisar com as crianças, quais brincadeiras que mais gostam;
• Descobrir as principais manifestações folclóricas em nosso país;
• Confeccionar de Pipas (a mais engraçada, Original, Diferente);
• Identificar e reconhecer Músicas Folclóricas, cirandas;
• Utilizar Trava-Línguas, parlendas;
• Resgatar jogos, canções, danças de rodas e brincadeiras de antigamente.
Conteúdo Previsto:
•Através de jogos e brincadeiras, proporcionaremos que os alunos tenham a oportunidade de conhecerem brincadeiras de modo a estimular o uso da linguagem oral para conversar e expressar ideias e opiniões;
• Leitura de pequenos textos como: Trava-Línguas, Parlendas, Canções, etc.;
• Cantigas, danças de roda, brincadeiras antigas e brinquedos utilizados pelos nossos pais e avós;
• Participação em jogos, brincadeiras de antigamente;
• Participação nos jogos.
Procedimentos de Ensino:
1. Através da roda de conversa, estimularei o dialogo e a interação sobre tema brincadeiras. Direcionaremos a conversa perguntando sobre quais as brincadeiras do tempo de seus pais que eles conhecem? Como eles sabem? Qual eles mais gostam? De modo que as crianças venham perceber que em alguns momentos essas brincadeiras já tiveram presente em sua vida.
2. Estaremos listando as brincadeiras e escolheremos algumas para brincar.
3. Com a ajuda dos pais solicitaremos as crianças uma pesquisa sobre as brincadeiras e brinquedos do tempo de infância dos seus pais. A criança pode utilizar diversos recursos para isso como internet, livros, jornais, recorte e colagem. Estimularemos a criatividade, com as pesquisas montarei um mural e junto com as crianças selecionaremos algumas
...