ATPS MATEMATICA APLICADA
Dissertações: ATPS MATEMATICA APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Biafaculdade • 22/4/2014 • 4.301 Palavras (18 Páginas) • 315 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
TUTOR A DISTÂNCIA – MONICA FERREIRA SATOLANI
TUTOR PRESENCIAL – VANESSA HORNOS
RESUMO
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde a velocidade das informações por causa da internet provoca o afastamento das pessoas, e apesar dessa velocidade a Gestão do Conhecimento sem a presença de um individuo não poderá ser gerada. Sabemos que se multiplicam as tecnologias e as empresas que mais investem no seu potencial pessoal serão melhores sucedidas. Elas buscam os novos conhecimentos, transmitem para a empresa que absorve e aplicam criando com isso novos conhecimentos. Mas o trabalho em equipe torna-se cada vez mais uma necessidade, é a engrenagem que ira gerar dentro da empresa novas tecnologias e por fim o sucesso da empresa.
Nunca ela precisou tanto de uma cultura de aprendizagem organizacional para ser competitiva. A importância do trabalho em equipe favorece a criação do conhecimento, colocando cada vez mais as empresas na concorrência e assim gerando conceitos inovadores, que somados a experiência dos anos de trabalho dos funcionários, fazem da gestão do conhecimento uma ferramenta que precisa ser preparada no dia a dia das empresas. Gerando mais conhecimento, produtividade, satisfação e sucesso, tanto para funcionários quanto empresas.
Veremos que a socialização do conhecimento só trazem benefícios para as empresas que sabem valorizar o capital humano.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
CAPITULO 1 CONCEITOS: GESTÃO DO CONHECIMENTO 5
1.1 Gestão de Conhecimento dentro das Organizações 7
1.1.1 Como favorecer a criação de conhecimento novo 7
1.1.2 Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem do conhecimento novo 7
1.1.3 Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização 7
1.2 Conversão do Conhecimento: Processo SECI 8
1.2.1 Socialização 9
1.2.2 Externalização 9
1.2.3 Combinação 9
1.2.4 Internalização 9
CAPITULO 2. GESTÃO DE CONHECIMENTO - AS MUDANÇAS E SEUS EFEITOS NAS ORGANIZAÇÕES 10
2.1 Espiral do Conhecimento 11
2.2 Entrevista: Lideres de Organizações 12
2.2.1 Entrevista I 12
2.2.2 Entrevista II 12
3.1 A definição clássica de conhecimento. 13
3.2 A importância da Gestão do Conhecimento dentro da Organização 14
3.3 Gestão do Conhecimento e as Vantagens Competitivas 14
3.4 Gestão do Conhecimento e Capital Humano nas Organizações 15
3.4.1 Estratégia de capital humano 15
3.5 Processos Intensivos em Conhecimento 16
3.5.1 Dificuldades de Implantação 16
3.5.2 Sistemas de Gerenciamento de conhecimento 17
3.6 O Conceito BA 17
3.7 Estudo de Caso: Empresa ACEO 18
3.8 Aplicação da Gestão do Conhecimento nas Organizações 19
CONCLUSÃO 20
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
INTRODUÇÃO
Nos últimos 30 anos, as empresas brasileiras, tanto privadas como públicas, passaram a se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão: no caso das empresas privadas, a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das empresas públicas, tal motivação era a sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviços de interesse da sociedade.
Ao mesmo tempo, focando a realidade empresarial brasileira, constata-se que as organizações já desenvolvem esforços no sentido de recuperar o tempo perdido que levou a um atraso em relação à situação mundial. No entanto, se há poucas empresas brasileiras consideradas de "classe mundial", já é possível avaliar a partir destas a aplicabilidade das novas práticas gerenciais que garantirão a sua sobrevivência num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.
Este contexto gerou um esforço de busca de novos modelos de gestão empresarial. De outro lado, à medida que novas ideias e práticas gerenciais surgiam, eram apresentadas, pelos seus proponentes como a solução dos desafios gerenciais e, eventualmente, recebidas pelo meio acadêmico e empresarial como "modismos". Assim, ideias e práticas novas, como Qualidade Total, Reengenharia, Gestão Participativa, Terceirização e Alianças Estratégicas, entre outras, precisaram contar com o tempo para ficar claro que as organizações adequam os seus modelos de gestão muito mais por um processo de evolução contínua do que por rompimento ou substituição dos conhecimentos gerenciais.
Neste sentido, para identificar e avaliar as características peculiares às novas práticas de gestão empresarial, hoje dispersas na literatura e nas pesquisas acadêmicas na área de Administração, é preciso analisá-las dentro do contexto histórico de sua evolução e de sua relação com o conjunto de outras práticas gerenciais.
CAPITULO 1 CONCEITOS: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Significado da palavra “Conhecimento”, segundo o dicionário Aurélio:
s.m. Ato ou efeito de conhecer. / Ideia, noção de alguma coisa: conhecimento das leis. / Informação: conhecimento
...