TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Planejamento de Produção

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.787 Palavras (20 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 20

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇAÕ DE RECURSOS HUMANOS         

Belo Horizonte / MG

2014

[pic 1] UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA

Alunos                                                                       RA                

Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina, Sistema de Informações Gerenciais orientado pela Professora Gislaine Milena Casula Magrini

Belo Horizonte / MG

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

            O objetivo desse trabalho visa uma mudança dentro da área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas que faz uma comparação com a Moderna Gestão de Pessoas, com essa comparação visa a elaborar um plano de ação para salientar as diferentes formas de recrutamento de pessoas e a avaliação de desempenho delas.
            Mostra as dificuldades que as organizações enfrentam nos dias atuais em conquistar seu espaço no mercado cada vez mais competitivo e globalizado e como a gestão de pessoas é tão importante para a organização ela vem mostrando maior preocupação com seus  colaboradores que são uns dos seus bens mais preciosos dentro da organização..

Gestão de pessoas

           O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

           Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. A gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza. E gestão de pessoas, tem como objetivo a valorização dos profissionais, o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como do próprio profissional.

           O capital humano é cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, além de trabalharem animados e dispostos, originando assim resultados positivos para a empresa em questão. Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia. Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano.

          Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as, pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso. Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional. A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

Análise do filme “Tempos Modernos”

           O último filme mudo de Chaplin focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A sociedade industrial era caracterizada pela produção de linha de montagem. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo pois o operário era engolido pelo poder do capital. Trata também das desigualdades sociais e tornou-se um clássico na história do cinema. Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.

Contexto Histórico

           Após a crise de 1929, a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade. A falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. Em 1933 o país contava com 17 milhões de desempregados. A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, onde o Partido Comunista, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora.

           Nos Estados Unidos em 1932 era eleito pelo Partido Democrático o presidente Franklin Delano Roosevelt, um hábil e flexível político que anunciou um "novo curso" na administração do país, o chamado New Deal. O governo procurou estabelecer certo controle sobre a produção, com mecanismos como os "códigos de concorrência honrada", que estabeleciam quantidade a ser produzida, preço dos produtos e salários.O movimento operário crescia consideravelmente e em seis anos, de 1934 a 1940, estiveram em greve mais de oito milhões de trabalhadores. Pressionado pela mobilização operária, o Congresso aprovou uma lei que reconhecia o direito de associação dos trabalhadores e de celebração de contratos coletivos de trabalho com os empresários. Apesar do empresariado não ter concordado com o elevado grau de interferência do Estado em seus negócios, não se pode negar que essas medidas do New Deal de Roosevelt visavam salvar o próprio sistema capitalista, o que acabou possibilitando sua reeleição em duas ocasiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com