ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BASICA
Projeto de pesquisa: ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BASICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marfisa • 20/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 218 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A matéria Jornalística escolhida foi a abaixo transcrita, a qual fala sobre um Projeto de Lei do Deputado Dilmar Dal’Bosco, em Cuiabá-MT.
PROJETO
24/04/2014 - 17:21:30
Redação 24 Horas News
Projeto de lei propõe Semana Estadual de Conscientização Alunos Especiais
De acordo com o projeto, o evento acontecerá anualmente na segunda semana do mês de junho.
Após várias iniciativas e ações próprias voltadas à conscientização e defesa da promoção da educação inclusiva aos alunos com necessidades educacionais especiais, o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) apresentou um projeto de lei que cria a semana de mobilização estadual sobre o tema.
De acordo com o projeto, o evento acontecerá anualmente na segunda semana do mês de junho em que serão desenvolvidas atividades de esclarecimento dos direitos humanos de todos os alunos com necessidades educacionais especiais.
“Infelizmente ainda existe no país políticas separatistas e violadoras de direitos do desenvolvimento educacional dos alunos com necessidades especiais. O projeto, portanto, vem garantir a prevalência do respeito e da dignidade desses alunos e assim alterar o quadro social existente”, defendeu o Deputado.
Ainda de acordo com o projeto, os eventos anuais serão motivados por atividades e campanhas publicitárias envolvendo órgãos públicos e entidades privadas no âmbito do estado. No ano passado, o deputado democrata apresentou um projeto instituindo o Programa "Todos Iguais pela Educação”
A matéria determina que o Executivo ofereça apoio permanente às entidades mantenedoras de escolas que ofertam ensino especializado. Para Dal’ Bosco, os projetos visam assegurar aos educandos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, em qualquer faixa etária, a oferta das etapas da educação infantil, ensino fundamental, médio e educação profissional.
O objetivo deste trabalho foi o de analisar a temática da inclusão na atuação do professor no contexto da educação básica, posicionando-se de forma crítica e reflexiva.
2 DESENVOLVIMENTO
Para embasar o presente trabalho foram escolhidos dois textos com base na matéria jornalística sobre a Educação Inclusiva. O primeiro texto que foi escolhido fala sobre “As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão”, que visa conhecer as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.
Os objetivos aqui apresentados são identificar as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão, apontar alguns modelos que precisam ser quebrados para a inclusão escolar e conhecer quais ações possibilitam a inclusão de crianças com necessidades especiais no cotidiano escolar, pois foi através deste estudo identificar, avaliar e conhecer a importância da inclusão escolar para a sociedade e principalmente para os portadores de necessidades especiais.
A falta de formação dos professores também tem sido fator que dificulta a aprendizagem e adaptação das crianças com necessidades especiais nas escolas comuns, além do que são poucos os docentes que atuam nessa área da educação e muitos não querem trabalhar com crianças deficientes alguns por medo, receio, preconceito, falta de entusiasmo, baixos salários, além disso, os professores que estão na sala de aula não foram preparados para realizar esse tipo de atividade, o que os coloca em posição desconfortável e consequentemente prejudica o processo de inclusão escolar e de aprendizagem dos alunos, eles foram formados em um momento em que não havia esperança para essas pessoas, elas estavam as margens social.
Dentro do cotidiano escolar a criatividade e bom senso dos professores é uma das principais armas para o ensino-aprendizagem de crianças especiais e para isso algumas ações pedagógicas são necessárias nesse processo. Em casos de alunos superdotados é certo de que chegará um momento em que os professores não terão mais conteúdo para repassar para esses alunos, em nosso país como se sabe o nível intelectual é muito baixo e com isso esses alunos ficariam a com a falta de conhecimento mais avançados.
Na inclusão de aluno surdo, por exemplo, é preciso que a escola disponha de recursos como materiais visuais e concretos relacionados ao conteúdo escolar para que eles possam visualizar e tocar assim fazer a assimilação, pois esses alunos aprendem muito com o que podem ver.
Para as crianças cegas utiliza-se o Braile, a Reglete de metal, máquinas datilográficas o sorobã e ainda as atividades da vida diária que os auxilia bastante e os ajuda a tornarem-se independentes, neste processo é muito importante a ajuda dos pais e professores de estimulação.
O segundo texto escolhido e que nos chamou muita atenção foi “A Inclusão do Deficiente Auditivo no Ensino Regular na Escola Pública”, pois pelo que podemos entender, mesmo depois de tantos esforços, matérias chamando atenção, leis criadas, a dificuldade ainda predomina.
Durante séculos a deficiência auditiva foi tratada como um problema psíquico do indivíduo (Couto, 1980). O conhecimento científico provocou a evolução no entendimento sobre essa deficiência e despertou a busca e compreensão do indivíduo. A concepção desta necessidade em
...