AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Por: marta.f • 16/6/2018 • Artigo • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
O AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Universidade Estadual de Maringá
Num mercado cada vez mais competitivo, não há quem duvide da importância do diploma como pré-requisito para conquistar mais estabilidade na profissão, além de melhores faixas salariais. Um diploma significa mais autoestima e oportunidades de trabalho, é um mundo que se abre para quem consegue se formar. Isto é fácil de perceber, quando nos remetemos ao passado onde se vivia de uma maneira mais "simples". Hoje se vive em um mundo globalizado, a urbanização se firmou como realidade e a educação tem que ser uma realidade, caso contrário não há desenvolvimento. É ela quem capacita o indivíduo para a vida, seja social ou profissional, onde a competição através de requisitos que atendam as demandas do mercado sejam os diferenciais que a educação pode proporcionar.
Porém, em contrapartida as necessidades de qualificação, existem dificuldades, como a falta de transporte, de dinheiro e de tempo. Driblando estas dificuldades vemos a Educação a Distância - EAD oportunizando o acesso a educação, sendo um instrumento facilitador da oportunidade de frequentar cursos técnicos ou até mesmo uma universidade.
Com o avanço da EAD no Brasil, a falta de tempo deixa de ser uma barreira para não se capacitar. A flexibilidade de horários para quem faz educação a distância foi um dos motivos que levou ao crescimento exponencial deste modelo de ensino no Brasil. Atualmente, mais de 3,5 milhões de pessoas fazem algum curso a distância, de acordo com o Censo da Educação a Distância. O privilégio de apenas estudar, sem ter que trabalhar, é para poucos e conseguir conciliar os dois nunca foi tarefa fácil. Outro ponto positivo para quem quer estudar a distância é a possibilidade de ter a informação em qualquer lugar através da internet. O ensino a distância promove a redução de barreiras no que tange o acesso aos cursos, bem como a ampliação de pessoas que não tem acesso à universidade próxima ao local onde vivem ou trabalham.
A educação progrediu com a globalização, mesmo que de forma desigual, esta sendo ofertada a todos, e como consequência ocorrem várias mudanças na sociedade, e em diversos aspectos. Através da educação são construídas as habilidades e competências capazes de transpor barreiras sociais, como facilitar acesso a um emprego e ascender de classe social.
De acordo com Moran (2002), a Educação à Distância é o processo de aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Desta forma, é ofertado o acesso à educação para as pessoas que dela necessitam, sendo um instrumento facilitador para frequentar cursos técnicos ou universidade.
A Educação a Distância é uma forma de ensino que ganhou e vem ganhando a cada dia mais forças após a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, com o intuito de desenvolver práticas que torne possível a educação ser ofertada a todos. Através da educação a distância possibilita se a aproximação, ou melhor, o encurtamento da distância que há para um país que nem o Brasil de grande expansão territorial. Com isso, as pessoas que estão envolvidas nessa forma de ensino, têm contato com outros tipos de pensamento e cultura.
De acordo Grant e Spencer (2003), uma pessoa que tem uma vida agitada e trabalha com horários indistintos pode se beneficiar da educação a distância a partir do momento em que ela escolhe o melhor horário em que possa de dedicar ao estudo independente de um horário fixo pré-determinado, como ocorre no ensino presencial. Com isso aumenta a procura por este tipo de ensino por alguns indivíduos, visto que há uma flexibilidade, sobretudo em relação à administração do próprio tempo para se dedicar aos estudos.
Outra situação que leva as pessoas a ingressar no ensino a distância, é a dificuldade de locomoção. Moradores de grandes cidades sofrem com problemas de transportes públicos, pelos altos índices de violência e grandes engarrafamentos. Em contraponto, moradores afastados das cidades também com a distância.
Pode-se destacar que, no ensino a distância tem-se um compartilhamento ainda maior de ideias, as quais não estão limitadas apenas em um pequeno espaço, seja ele no município ou no estado. Isso faz com que os alunos interagem entre si e como um todo, conhecendo outros costumes, realidades, preocupações, fortalecendo mais uma vez a inclusão social. Assim, o aluno tem a oportunidade de, sem sair de casa ou do trabalho, estar em um ambiente de ensino voltado ao seu contexto.
...