TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acórdão STJ CONSUMIDOR PANASONIC INTERNACIONAL GRUPO ECONÔMICO

Exames: Acórdão STJ CONSUMIDOR PANASONIC INTERNACIONAL GRUPO ECONÔMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO DO CONSUMIDOR. FILMADORA ADQUIRIDA NO EXTERIOR. DEFEITO DA MERCADORIA. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA NACIONAL DA MESMA MARCA (“PANASONIC”). ECONOMIA GLOBALIZADA. PROPAGANDA. PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR. PECULIARIDADES DA ESPÉCIE. SITUAÇÕES A PONDERAR NOS CASOS CONCRETOS. NULIDADE DO ACÓRDÃO ESTADUAL REJEITADA, PORQUE SUFICIENTEMENTE FUNDAMENTADO. RECURSO CONHECIDO E PROVIDO NO MÉRITO, POR MAIORIA.

I Se a economia globalizada não mais tem fronteiras rígidas e estimula e favorece a livre concorrência, imprescindível que as leis de proteção ao consumidor ganhem maior expressão em sua exegese, na busca do equilíbrio que deve reger as relações jurídicas, dimensionando se, inclusive, o fator risco, inerente à competitividade do comércio e dos negócios mercantis, sobretudo quando em escala internacional, em que presentes empresas poderosas, multinacionais, com filiais em vários países, sem falar nas vendas hoje efetuadas pelo processo tecnológico da informática e no forte mercado consumidor que representa o nosso País.

II O mercado consumidor, não há como negar, vê se hoje "bombardeado" diuturnamente por intensa e hábil propaganda, a induzir a aquisição de produtos, notadamente os sofisticados de procedência estrangeira, levando em linha de conta diversos fatores, dentre os quais, e com relevo, a respeitabilidade da marca.

III Se empresas nacionais se beneficiam de marcas mundialmente conhecidas, incumbe lhes responder também pelas deficiências dos produtos que anunciam e comercializam, não sendo razoável destinar se ao consumidor as conseqüências negativas dos negócios envolvendo objetos defeituosos.

IV Impõe se, no entanto, nos casos concretos, ponderar as situações existentes.

V Rejeita se a nulidade argüida quando sem lastro na lei ou nos autos.

RECURSO ESPECIAL Nº 63.981 SP (1995/0018349 8) - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - 11 de abril de 2000 (data do julgamento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com