Adm
Dissertações: Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ffcar • 8/12/2012 • 5.154 Palavras (21 Páginas) • 839 Visualizações
Centro de Educação a Distância
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Integrantes:
Claudio Marcelo de Vargas: RA: 2626479306
Alex Leonel da Silva: RA: 2321392258
Tiago Mello: RA: 2327406826
Fernando Ferreira Carneiro: RA: 2321386430
Professor EAD: Prof. Rozana Carvalho Pereira
Tutor Presencial: Marcelo Sbaraine
Passo Fundo/RS
09/06/2012
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, vamos estudar e aprofundar a matéria de processos administrativos, descrevendo as funções do administrador, hoje fundamental e importante dentro das organizações. Queremos compreender, entender e adquirir conhecimento sobre as funções que o administrador deve exercer para gerar resultado dentro das empresas em um cenário tão amplo e complexo. Principalmente a responsabilidade de um administrador perante as pessoas, a sociedade e meio ambiente.
Etapa 1: Passo 1:
DESENVOLVIMENTO
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.
O planejamento estratégico apresenta três características principais:
1- É projetado em longo prazo;
2- está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa;
3- envolve a empresa como um todo.
É genérico, macro orientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais.
O planejamento estratégico envolve seis etapas principais:
a) a determinação dos objetivos empresariais,
b) a análise ambiental,
c) a análise interna da organização e seus recursos,
d) a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas,
e) a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais,
f) o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.
O Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.
PLANEJAMENTO TÁTICO
O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
As principais características do planejamento tático são:
a) o planejamento é um processo permanente e contínuo,
b) o planejamento é sempre voltado para o futuro,
c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão,
d) o planejamento seleciona alternativas disponíveis em um determinado curso de ação,
e) o planejamento é sistêmico,
f) o planejamento é interativo,
g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos,
h) o planejamento é uma técnica cíclica,
i) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais,
j) o planejamento é uma técnica de coordenação,
k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.
O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.
O planejamento produz um resultado imediato que é um plano. Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que,quando,como, onde e por quem. O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer quem deve fazer, quando,onde, e muitas vezes como fazer. A decisão é um processo seqüencial e engloba seis elementos comuns: tomador de decisão, objetivos, sistema de valores, cursos de ação, estados da natureza, conseqüências.
As decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas (baseadas em julgamentos) e pode defrontar-se com estados da natureza sobre três formas: incerteza, risco e certeza. Os planos táticos, para alcançar a integração de esforços e plena identificação com a estratégia empresarial precisam ser complementados
...