Adm Administração
Ensaios: Adm Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndresaSantos • 2/7/2013 • 1.525 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
2. 1.O que é Administração? A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não.
3. 2. O que é TGA? o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração .
4. 3.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Tempo-padrão Plano de incentivo Salarial Trabalho em Conjunto Gerentes planejam, Operários executam Desenhos de cargos e tarefas Divisão do Trabalho especialização do operário Supervisão Ênfase na Eficiência Homo economicus Condições de Trabalho Padronização Princípio da exceção
5. 3.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA Era um trabalho que se deu no chão de fábrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Preocupa-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos. Começar por baixo, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Foi verificado que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Conclui-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.
6. 3.1.2 HENRY FORD Fundou a Ford Motor Co. Revolucionou a estratégia comercial da sua época. Criou a assistência técnica de grande alcance. Repartiu, em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários. Estabeleceu salário mínimo de US5,00 por dia de trabalho com jornada diária de 8 horas. Em 1926 empregava 150.000 pessoas e fabricava 2.000.000 de carros por ano. - Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.
7. 3.2 TEORIA CLÁSSICA despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial. Henri Fayol No campo específico da administração das empresas, coube a uns engenheiros o conhecimento do fundamento de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.
8. 3.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Basicamente surgiu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho: métodos rigorosos, científicos e precisos. Pesquisa de Hoxie (1911) considerada como um dos principais alertas à autocracia do “Sistema Taylor” * realizada pelo Senado Americano, dirigida pelo Prof. Hoxie da Univ. de Chicago. * objetivo: estudar as freqüentes greves e tumultos de operários norte-americanos * resultado: mostrou os inconvenientes do “Sistema Taylor”
9. 3.3.1 EXPERIÊNCIA DE HAWTORNE Quatro fases ( realizadas de 1924 a 1932 ): 1ª) Os estudos da iluminação: objetivo conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento; 2ª) Sala de montagem de relés: objetivo verificar, sob condições monitoradas, quais os efeitos das pausas para descanso e da fadiga sobre a produtividade; 3ª) O programa de entrevistas: objetivo entrevistar os empregados para saber as suas opiniões com respeito do trabalho, às condições de trabalho e à supervisão. 4ª) Sala de montagem de terminais: objetivo estudar com maior intensidade o mecanismo de processos de pequenos grupos, analisando a organização informal.
10. 3.4 TEORIA BUROCRÁTICA 1 - A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais; 2 - a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas; 3 - o crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos; 4 - o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
11. 3.5 TEORIA COMPORTAMENTAL O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas. Maslow apresentou a teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estao organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência: Necessidades Fisiológicos Necessidades de Segurança Necessidades Sociais (afeto) Necessidades de Estima (status) Necessidades de Auto-realização
12. 3.6 TEORIA ESTRUTURALISTA O conceito de estrutura é antigo. Heráclito; nos primórdios da história da Filosofia, concebia o "logos" como uma unidade estrutural que domina o fluxo ininterrupto do devir e o torna inteligível. É a estrutura que permite reconhecer o mesmo rio, embora suas águas jamais sejam as mesmas devido à contínua mudança das coisas. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.
13. 3.7 TEORIA DOS SISTEMAS Necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo
14. 3.8 APO – ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as pessoas passaram a ver no consumo sua possibilidade de auto-realização. Peter Drucker lançou
...