Adm Da Produção E Operacoes
Exames: Adm Da Produção E Operacoes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: polyanhanguera • 1/4/2014 • 1.902 Palavras (8 Páginas) • 264 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Administração da Produção e Operações
ATPS
Administração da Produção e Operações
Belo Horizonte - MG
2013
Faculdade Anhanguera
Administração da Produção e Operações
ATPS
Administração da Produção e Operações
Professor: Osvaldo Pinheiro
Alunos: Danielle Cunha RA 2135000465
Frederico Tolentino RA 5161271334
Paulo Henrique RA 2121204256
Polyana Santos RA 56666666666
Belo Horizonte - MG
2013
Faculdade Anhanguera
SUMÁRIO
ETAPA 1 PASSO 1..................................................................................4
ETAPA 1 PASSO 1..................................................................................5
ETAPA 1 PASSO 2..................................................................................6
ETAPA 2 PASSO 4..................................................................................7
ETAPA 2 PASSO 4..................................................................................8
BIBLIOGRAFIA .....................................................................................9
Passo 1 – Etapa 1
A Evolução Histórica da Administração da Produção.
A função da produção é o conjunto de atividades que conduzem a transformação de um bem tangível ou não em outro com maior utilidade dentro de um cenário. Desde o início dos tempos quando o homem pré-histórico polia a pedra a fim de transformá-la em um utensilio mais eficaz, ele estava executando uma atividade de produção. E assim segue sua evolução.
Em 1764 - surge James Watt com a descoberta da máquina a vapor; seguido da Manufatura fabril – fábricas; Organização/Padronização – produtos e processos; Habilitação da mão-de-obra; Gerência e supervisão; planejamento e controle financeiro; Técnicas de vendas. Muitos dos conceitos que hoje nos parecem óbvios não o eram na época. Em 1790 – Eli Whitney introduziu a Padronização/projeto do produto. No fim do século XIX- surgiu os trabalhos de Frederick Wislow Taylor, que é a administração Científica, seguida da Produtividade = output/input. Em 1910 - surge Henry Ford com o conceito de Produção em massa; Linha de montagem e Engenharia industrial. Em 1920 - surgi Henry Fayol com Administração geral e Visão gerencial superior. Em 1960 - surgiram novas técnicas produtivas, caracterizando a denominada produção enxuta, pensamento enxuto, produção limpa. Essa produção introduziu, entre outros, os seguintes conceitos:
Just in time – JIT - foi desenvolvido na Toyota Motor Company, no Japão, por Taiichi Ohno, visando sobretudo, o combate ao desperdício.
Engenharia simultânea - diz respeito ao desenvolvimento do projeto do produto de maneira simultânea e com a cooperação interativa de todos os agentes da produção, com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.
Tecnologia de grupo - é um conceito que se beneficia das similaridades de projeto e fabricação das peças a serem fabricadas.
Consórcio modular - este conceito é utilizado pela wolkswagen, ele reúne numa mesma fábrica 07 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com politicas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a wolkswagen a líder do consórcio. Ele permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui ainda os estoques e o tempo de produção dos veículos aumentando a eficiência e produtividade.
Células de produção - caracteriza-se como uma forma de organização que procura a integração como meio para alcançar um objetivo, integração entre os operadores envolvidos diretamente com os postos produtivos e destes com os postos de apoio direto e indireto. Visa a melhoria de controle da qualidade: o defeito, muitas vezes, pode ser detectado e corrigido na própria estação.
Desdobramento da função qualidade - é uma ferramenta da qualidade que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria, desde a pesquisa e desenvolvimento até sua venda e distribuição.
Comakership - é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece-se uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos.
Sistemas flexíveis de manufatura - conjunto de máquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte.
Manufatura integrada por computador - refere-se a integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias
...