Administracao De Cargos E Salarios
Dissertações: Administracao De Cargos E Salarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quelvoto • 28/11/2013 • 7.530 Palavras (31 Páginas) • 327 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS – ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALARIOS E BENEFICIOS TRABALHISTAS.
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutor a distância: Roberta M. C. Chaves
Ana Paula Cristovão – 6312524509
Roberta Rodrigues Cassetari – 6524587542
Mariana Oliveira Caetano – 5245142541
Tania Cristina Breno Miramontes – 5252142522
SUMARIO
Sumario..........................................................02
Introdução........................................................ 03
Etapa 01.............................................................04
Etapa 02.............................................................07
Etapa 03.............................................................10
Etapa 04 ............................................................. 17
Conclusão ........................................................... 26
Bibliografia .......................................................... 27
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é conhecer todos os tipos de setores da administração de uma empresa, a MARMORARIA COMAGRA, tratando neste trabalho da relevância da administração de cargos e salários no setor empresarial no sentindo de discutir os procedimentos usados no setor de RH. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se a pesquisa em autores que defendem a temática fundamentando desta forma o estudo para o embasamento maior consistiu na aplicação de um questionário com questões abertas.
Finalizada a revisão bibliográfica e analise dos dados e das respostas do questionário instrumento foi aplicado aos níveis estratégicos,táticos e operacionais e chegou-se a conclusão que a construção de Plano de Cargos e Salários é uma tarefa complicada, que requer planejamento estratégico,definição rígida de metas, pois é uma medida que provoca grande impacto nas pessoas e no desempenho da organização devido a seus efeitos e consequências, seriamente quando se trata dos setores que envolvem a educação coorporativa, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento,avaliação de desempenho e gestão de conhecimento.
SALÁRIO UM FATOR MOTIVADOR?
O dilema:
Se por um lado a empresa necessita de salários competitivos, para atrair pessoas capacitadas para seus quadros, por outro lado os salários representam parcelas significativas nos custos, representando um grande dilema. E como manter salários sem que eles interfiram nos custos, oferecendo riscos a competitividade da empresa?
Tendo uma política de poucos, bons e bem remunerados, mas somente isso não è suficiente,ainda é necessário cuidar do equilíbrio salarial, oferecer oportunidade de crescimento profissional e repensar a forma de remuneração. Existem várias alternativas para isso que ultrapassam as questões centrais da política clássica de gestão de cargos e salários.
A implementação de um plano que propicie carreira profissional e de política séria de participações nos lucros ou resultados, além de benefícios diferenciados.
Antes de pensarmos no planejamento para a implantação de um plano de cargos e salários ou a revisão do existente, a política de poucos, bons e bem remunerados, merece ampla discussão.
A importância da administração de cargos e salários:
Um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de recursos humanos é a existência de um plano de cargos e salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégica e eficiência para os negócios da organização.
Outro subsistema abordado é o recrutamento e seleção o saber técnico de anúncios de vagas para recrutamento, saber analisar um currículo, técnicas de seleção, escolaridade, conhecimento extracurricular para o cargo.
Um dos principais itens do plano de cargos e salários é a isonomia conforme diz o artigo 461 da CLT (Sendo idêntica a função a todo o trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador,a na mesma localidade,corresponderá igual salário sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade).
DEFINIÇÃO
Umas das questões mais polemicas referente aos salários e este funcionaria como um fator de motivação para os funcionários.
Se estudarmos a evolução do pensamento administrativo detendo-nos primeiramente na teoria “Teoria da administração cientifica" (F. Taylor). Veremos que essa teoria dentro de uma abordagem mecanicista procura conciliar Empresa X Empregado em termos de Produtividade X Salário. Taylor acreditava poder tornar as fabricas da época (Inicio do século XX) mais produtiva.
Pela simplificação das tarefas e dos movimentos executados pelos empregados, procurando também uma maior especialização de cada funcionário.
Primeiros estudos essenciais de Frederick Taylor:
Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.
Em relação ao planejamento a atuação dos processos, achava que
...