Administração: Ciencia E Arte
Exames: Administração: Ciencia E Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/8/2014 • 698 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIA E ARTE
Pode-se dizer que a Administração é uma das ciências mais importantes da História, que existe desde que os primeiros habitantes da Terra decidiram viver em grupos como estratégia de sobrevivência, e é tão importante na vida familiar, na vida social quanto nas organizações, é o ponto de partida que gera recursos para alcançar objetivos.
Para se chegar as origens da Escola Clássica os conhecimentos eram baseados em costumes e tradições, surgiram os pioneiros da racionalização e por terem idéias semelhantes, ficaram conhecidos como fundadores da Escola Clássica. E com o passar do tempo alguns conceitos foram modificados, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época.
Frederick Taylor - É considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas. Tendo grande experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e de dividir o trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.
Henry Fayol - Buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. O fundamento da teoria de Fayol tem base em seis funções básicas existentes na empresa, como: função técnica, função comercial, função financeira, função contábil, função de segurança, função administrativa. Fayol também elaborou quatorze princípios administrativos, como: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse individual ao coletivo, remuneração, centralização, cadeias hierárquicas, ordem, eqüidade, iniciativa, cooperação.
Henry Ford - Foi muito respeitado como industrial do automobilismo, atuou no início do século XX como pioneiro em sua área de atuação, a empresa que ele criou é ainda hoje uma multinacional respeitada por todos. Ele também deixou registrados seus estudos e reflexões sobre sua experiência administrativa. Ao contrário de Fayol, que centrou sua análise na parte administrativo da empresa, Ford se preocupou com o sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência.
Ford introduziu conceitos modernos de produção de linhas de montagem, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos.
Elton Mayo – Escreveu três livros se dedicando aos problemas humanos, sociais e políticos decorrentes de uma civilização baseada quase que exclusivamente na industrialização e na tecnologia. Mayo ressalta que, enquanto a eficiência material aumentou poderosamente nos últimos duzentos anos, a capacidade humana de trabalho coletivo não manteve o mesmo ritmo de desenvolvimento. Suas pesquisas indicaram que o nível de produção é mais influenciado pela convivência do grupo do que pelos incentivos salariais e materiais de produção.
Os integrantes das escolas clássica e cientifica vieram abrilhantar essa ciência com seus estudos e teorias direcionando e modificando a vida, buscando melhorar as relações humanas e o trabalho em equipe. É impressionante como a tanto tempo atrás essas pessoas tinham pensamentos tão parecidos quanto aos que temos hoje quando se fala em administração, hierarquia e modo de trabalho em grupo, pois sem esses estudos talvez até hoje trabalharíamos sem uma estrutura organizacional.
A revolução industrial foi um marco tecnológico que abrangeu o mercado de trabalho com o surgimento de maquinários: substituição do ferro pelo aço, do vapor pela eletricidade, do desenvolvimento de máquinas automáticas e especialização do operário. Por causa dela as pessoas deixaram o campo para vir para as cidades em busca de melhoria de trabalho, também estimulou o consumo e a criação de novas oportunidades e crescimento de grandes indústrias.
Vivemos hoje uma terceira revolução industrial, considerando que é a mais recente dinâmica de transformação dos sistemas produtivos, devido ao avanço de cada aparelho tecnológico descoberto e lançado no mercado.
A tecnologia não para, o desenvolvimento de novos produtos, meios de informação, formas de estar em vários lugares ao mesmo tempo e conhecer novas culturas sem sair do lugar estão sempre em constante mudança e aperfeiçoamento.
A partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo, tecnológico, econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.
...