Aferição Da Gasolina
Pesquisas Acadêmicas: Aferição Da Gasolina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticia_borher • 16/5/2014 • 1.129 Palavras (5 Páginas) • 1.116 Visualizações
RESUMO
Algumas substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétrica, estas soluções são classificadas como condutores de segunda classe. Em 1887, o químico Sueco Svante August Arrhenius denominou eletrólito todas as substâncias capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa e não-eletrólito as substâncias que não são capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa.
OBJETIVO
Verificar experimentalmente que os sais, ácidos, bases e óxidos metálicos, quando em solução aquosa, conduzem corrente elétrica.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 6
2.FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 7
2.1 Solução Iônica ou Eletrolítica 7
2.1.1 Ionização ................................................................................................................... 7
2.1.2 Dissociação Iônica .................................................................................................... 8
2.2 Solução Molecular ou Não Eletrolítica ........................................................................... 8
3.MATERIAIS E REAGENTES .............................................................................................. 9
4.PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS............................................................................ 10
5. VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL ................................................................................... 11
6.CONCLUSÃO ...................................................................................................................... 13
7.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................................. 14
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório foi realizado em conjunto de quatro estudantes, do curso de Engenharia de Produção, das Faculdades de Engenharia de Resende, da Associação Educacional Dom Bosco, com a finalidade de analisar a condutividade elétrica das soluções.
A condutividade elétrica tem por princípio especificar a capacidade que uma substância tem de conduzir fluxos de cargas entre os íons. Classificando-as em eletrolíticas ou não-eletrolíticas.
Substâncias eletrolíticas são as que, dissolvidas em solvente, fornece íons à solução. Tais soluções conduzem melhor a eletricidade que os solventes puros.
Substâncias não eletrolíticas não liberam íons em solução, portanto não influenciam na condutividade do solvente.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Nessa experiência será estudada a condutividade elétrica das soluções aquosas, sabemos que a água é um mal condutor elétrico e suas soluções tem capacidade de transportar eletricidade, dependendo da concentração e natureza dos íons presentes. Na prática de hoje serão estudados os eletrólitos fortes e os fracos.
Os Eletrólitos são substâncias que em meio de elevada constante dielétrica, tais como a água, dissociam-se em íons que se movem na solução, simultaneamente em direções opostas, estabelecendo a corrente elétrica.
Podemos observar que é possível diferenciar as soluções de acordo com a sua condutividade elétrica.
2.1 Solução Iônica ou Eletrolítica
Esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.
2.1.1 Ionização
É a formação de íons em virtude do rompimento de ligações covalentes. Por exemplo, se diluirmos ácido clorídrico (HCl), que é um composto formado por moléculas, em água; ocorrerá a quebra dessas moléculas pela água, originando íons. As equações químicas abaixo demonstram como isso ocorre:
2.1.2 Dissociação Iônica
No caso da primeira solução citada no exemplo acima, temos a dissolução do sal de cozinha ((NaCl – cloreto de sódio), que é um composto iônico, isto é, que já era formado por íons. A água apenas separou os íons já existentes no aglomerado iônico:
2.2 Solução Molecular ou Não Eletrolítica
Esse tipo de solução não conduz eletricidade. É o segundo caso que citamos, da solução de água e açúcar. O açúcar (sacarose – C12H22O11) é um composto molecular que sofre dissociação sem formar íons. As suas moléculas, que antes estavam agrupadas, são apenas separadas. Assim, por não conter carga, essa solução não conduz corrente elétrica.
A condutividade é medida através de um condutivímetro. Essa é diretamente proporcional à concentração de partículas com cargas presentes na solução, ou seja, quanto mais íons, maior a capacidade de conduzir corrente elétrica.
3. MATERIAIS E REAGENTES
Ácido Acético Glacial (CH3COOH)
Becher de 50ml
Cloreto de Potássio (KCL)
Fonte de alimentação
...