Agências de risco de crédito
Por: Carla Caroline • 28/4/2015 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Agências de risco de crédito
As agências de risco de crédito foram criadas nos meados do século XIX nos EUA e são elas quem fornece aos comerciantes e investidores a capacidade de pagamento de alguns produtos financeiros e instituições financeiras e até de governos.
As três principais e mais famosas, agencias são Moody’s Investors Services, Standart and Poor’s e Fitch Ratings. Elas Atribuem uma nota para cada empresa/produto finceiro/governos no que diz respeito a sua probabilidade de uma oratória ou probabilidade de um não pagamento de algum título ou alguma divida;
As agencias Stander and Poor’s e a Fitch Ratings classificam as empresas com as siglas AAA que são as empresa com maior probabilidade de pagar suas dividas na data correta e D para as que tem menor chances de efetuar esse pagamento em dia. Já a Moody’s tem sua classificação Maior a Aaa e C a menor.
Essas agências chamam de “Grau de investimento” empresas que possuem boas garantias, ou seja, capaz de efetuarem o pagamento em dia. A partir de uma determinada nota para baixo de BBB ou BAA3 a empresa cai no “Grau de especulação” onde há risco de não receber este titulo na data.Importante: Quando você perde o grau de investimento, as suas dívidas ficam mais caras, o credito além de ficar escasso, vai ficar mais caro porque há mais riscos de não pagamento.
Os grandes fundos internacionais muitas vezes têm no seu próprio estatuto a proibição de investir em empresas que não possuem grau de investimento, como forma de precaução.
No mês de fevereiro/2015 a Petrobras teve sua classificação rebaixada. Caso a mesma não recuperar o seu grau de investimento, pode influenciar em outras empresas brasileiras e também na economia do Brasil.
...