Agenda 21
Pesquisas Acadêmicas: Agenda 21. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thatacoracao • 16/9/2014 • 3.388 Palavras (14 Páginas) • 242 Visualizações
AGENDA 21 - RESENHA CRÍTICA
INTRODUÇÃO
A agenda 21 é um documento baseado em defesa do bem maior ao homem que é a sua terra. Propõe a reflexão dos atos e gestos praticados pelo homem em relação a natureza, onde no futuro mas próximos nos privemos das riquezas naturais.
É um marco, pois é o inicio de uma nova ordem mundial em prol do desenvolvimento sustentável. Tem como principio a melhora da qualidade de vida da população, proporcionando o crescimento econômico em sintonia com o meio ambiente.
SEÇÃO I – DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS
Capítulo 1 – Preâmbulo
Este capítulo aborda as dificuldades que passa a humanidade onde clama a união de todos em prol do desenvolvimento sustentável onde o governo tem sua responsabilidade o sistema da ONU deve desempenhar um papel importante nessa cooperação onde todos devem ser estimulados.
A forma do governo executar sua responsabilidade não são boas pois dificulta o plano do desenvolvimento dos o interesse do seus cooperadores.
Capítulo 2 – Cooperação Internacional para Acelerar o Desenvolvimento
Sustentável dos Países em Desenvolvimento e Políticas
Internas Correlatas.
Tem o objetivo de desenvolver uma distribuição a todos, com intuito de beneficiar, sem discriminação, estabelecer um apoio entre o comércio e o meio ambiente possibilitando a alocação do uso dos recursos e contribuir no aumento da produção e lucros.
Oferta de recursos financeiros, onde é o ponto primordial para os países em desenvolvimento consigam atingir o crescimento econômico melhorando a qualidade de vida de sua população.
Estimulo a politica econômicas é importante o planejamento e a utilização eficiente dos recursos, por meio de politicas econômicas e sociais saudáveis.
Dessa forma o plano de qualidade na distribuição de cada pais ajude a desenvolver com determinação a verdadeira proposta da agenda 21 melhorar a qualidade e a proteção do meio ambiente.
Capítulo 3 – Combate à Pobreza
Um programa de capacitação onde visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, o desafio é erradicar a pobreza e a fome, além de promover a qualidade de vida.
O que pode vim a melhorar, porém erradicar necessitária de muitos outros mecanismos atuando em conjunto.
Capítulo 4 – Mudança dos Padrões de Consumo
Exame dos padrões insustentáveis, provocamos agravante da pobreza e do desiquilíbrio do meio ambiente e ter que proteger o meio ambiente considerando atuais desequilíbrios nos padrões de consumo e produção.
O desenvolvimento de politicas será necessário para a eficiência na produção de mudanças. Garantindo a prioridade dos recursos e á redução do desperdício do mínimo..
Capítulo 5 – Dinâmica Demográfica e Sustentabilidade
Vínculos entre tendências e fatores demográficos e desenvolvimento sustentável, formulação de politicas, programas integrado ao meio ambiente e desenvolvimento deveriam ser valorizados na politica estando em conformidade com a liberdade, a dignidade e os valores pessoais dos indivíduos.
A luta por igualdade é muito complexa mas a implantação de programas com intuito de organizar o sistema é válido.
Capítulo 6 – Proteção e Promoção das Condições da Saúde Humana
A questão saúde deve ser tratada em obras públicas, de forma prioritária ,ou seja, educação, habitação.
O foco da agenda 21 é fazer com que os países percebam a necessidade de desenvolver planos de forma cooperativa, para as ações da saúde. Onde a saúde depende do abastecimento seguro de agua, de serviços de saneamentos, de abastecimento seguro de alimentos e de nutrição.
Com intuito de organiza a saúde no país, a agenda 21 vem desenvolvendo meios para fornecer as pessoas uma qualidade de vida melhor.
Capítulo 7 – Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos
Assentamentos Humanos
Nesse capítulo é exposto as necessidades das famílias terem uma moradia digna, condições de trabalho para manter sua família, com qualidade de vida. É importante que o governo ajude na compra da casa ou do terreno, facilite, mas não dê a essas famílias moradia que elas não terão como manter, é preciso dar as condições necessárias para que eles consigam comprar o seu patrimônio e condições para mantê-los.
Capítulo 8 – Integração entre Meio Ambiente e Desenvolvimento na
Tomada de Decisões
É importante que as decisões do governo, indústria e individuo esteja lado-a-lado com o meio ambiente, essa interação trás benefícios para ambas as partes. Achei interessante a ideia de inverter a tendência de achar que o ambiente é um bem gratuito, se você usar s recursos que ele oferece vai ter que pagar por isso de alguma forma para repor o que foi retirado.
SEÇÃO II – CONSERVAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS RECURSOS PARA
DESENVOLVIMENTO
Capítulo 9 – Proteção da Atmosfera
A meta nesse capítulo é melhorar a compreensão dos processos que afetam a atmosfera da Terra em escala mundial, regional e local e dos que por ela são afetados. Se conseguirmos alcançar essa meta o planeta terá melhores condições de vida, pois a causa de muitos problemas ambientais são causados pela destruição da camada de ozônio.
Capítulo 10 – Abordagem Integrada do Planejamento e do Gerenciamento
dos Recursos Terrestres
Quando se trata de tomar decisões sobre um bem comum de uma sociedade nada mais justo do que a sociedade decidir em conjunto com o governo, mas isso normalmente não acontece. A sociedade sabe suas necessidades, e isso facilita á tomar a decisão correta. É de suma importância que o governo tome as decisões de acordo com as necessidades da sociedade que ele governa, para que nenhum feito venha prejudicar os moradores daquela localidade.
...