Agenda 21
Ensaios: Agenda 21. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianea • 9/10/2014 • 376 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Na Prática
Na Prática | Regiões | Estados | Municípios | Empresas | Internacional
Processos Municipais
Agenda 21 Arapiraca
http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/agenda21.php
A cidade de Arapiraca, com pouco mais de 200 mil habitantes, situada na região do Agreste do Estado de Alagoas, aceitou o desafio de construção da Agenda 21 em 2003.
A proposta do Projeto foi encaminhada para o Edital aberto pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA). Depois da aprovação, as primeiras ações previstas no projeto transformaram-se em realidade em 2004.
Metodologia
No entanto, o Fórum da Agenda 21 Local foi constituído apenas em 2008, pelo já existente Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (FDLIS), composto por 64 entidades da sociedade civil organizada da cidade, juntamente com uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), com o objetivo de descentralizar a gestão e fortalecer as iniciativas de planejamento participativo.
Além disso, foram estabelecidas parcerias com organizações sociais importantes no município, como a ONG Candeeiro Aceso, a OSCIP ÍCONES (Construindo Nordeste Sustentável) e a FACOMAR (Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca).
A Agenda 21 de Arapiraca também enfrentou momentos de paralisação, no qual se repensou e realizou adaptações no projeto. A partir disso, iniciou-se o processo de constituição participativa com uma Nova Comissão do Fórum que assumiu o desafio de discutir semanalmente uma Agenda 21 para Arapiraca.
Resultados
Entre os resultados mais importantes do processo, destaca-se o Diagnóstico Participativo feito a partir da discussão com a comunidade da zona urbana e rural sobre os problemas, potencialidades e propostas da “ARAPIRACA QUE TEMOS” e a “ARAPIRACA QUE QUEREMOS”.
Em outubro de 2011, os três anos de implantação da Agenda 21 de Arapiraca foram comemorados com uma série de atividades na concha acústica e cultural da Praça Luiz Pereira Lima no centro da cidade.
(Link da notícia: http://www.alagoasdiario.com.br/alagoas/3592.html)
Agenda 21 de Extrema
http://gapextrema.com.br/biblioteca/agenda21/agenda21.pdf
A cidade de Extrema, em Minas Gerais, iniciou o processo de Agenda 21 em junho de 2003, com a criação da Comissão da Agenda 21. O plano de ação contém estratégias, programas e projetos prioritários a serem implementados de forma partilhada ou cooperada, entre a comunidade e os setores público e produtivo da cidade. A Agenda 21 de Extrema é o resultado da construção de documentos referência sobre seis eixos temáticos e do diagnóstico levantado na etapa de consulta à sociedade. Saiba mais.
...