Agenda 21
Artigos Científicos: Agenda 21. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deolindo18 • 3/11/2014 • 529 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
1. Introdução
A Agenda 21 Local é um instrumento de ações concretas para alcançar os objetivos propostos na Agenda 21 no então Eco-92 . Tem como objetivo o de promover o desenvolvimento sustentável, oferecendo melhor qualidade de vida para as gerações futuras, buscando compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econômicos do ser humano com as necessidades de preservação da vida no meio ambiente.
Visando fazer parte de uma sociedade sustentável, se fez necessário adotar a princípio ações básicas, visando conscientizar pessoas próximas do convívio social, retomando, dessa forma, valores éticos, democráticos, participativos, que respeitem o meio ambiente e lutem para a melhoria da qualidade de vida de todos, tornando-se um cidadão consciente de que é urgente a preservação do meio ambiente.
2. Desenvolvimento
Acreditando que o desenvolvimento sustentável seja o meio mais viável de abstenção do consumismo, desperdício e degradação ambiental desregrada em que a sociedade se encontra, as ações então adotadas e já observadas que é possível fazer parte de um ambiente mais saudável foram: gastar menos água, economizar e reciclar papel, economizar energia elétrica, reduzir o uso de automóveis e reciclar embalagens são atitudes sustentáveis que devem ser feitas diariamente.
Um dos planos que mais chamou atenção foi à reciclagem do lixo. A reciclagem tem-se mostrado uma excelente oportunidade de geração de mais empregos, podendo ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Muitos são os produtos que podem ser reciclados e desta maneira são muitos os tipos de empresas que podem aderir a esta tecnologia. Existem também muitas cooperativas coletoras de lixos, que geram empregos e renda para muitas pessoas. Estes coletores são os maiores responsáveis pelos altos índices de reciclagem, principalmente do papelão.
Foram refletidos outros pontos e todos com o objetivo de harmonizar o desenvolvimento econômico, social e cultural com a proteção do meio ambiente, e é sabido que o governo tem uma parcela maior de responsabilidade para o sucesso de sua execução, mas cientes de que cada cidadão se propondo a realizar pequenas atitudes cotidianas e analisando o hoje (o estrago e o desperdício) faz-se obrigatório e urgente pensar no futuro.
3. Considerações Finais
Pode-se observar que a evolução da educação ambiental tende a crescer cada vez mais. Estamos dependendo principalmente dos órgãos públicos, que possuem maiores recursos para a efetivação do desenvolvimento sustentável. Em seguida os órgãos privados e toda a sociedade que devem assumir responsabilidades sociais e ambientais conciliando-se com o bem-estar de uma vida ambientalmente saudável.
Dado o exposto, para que o desenvolvimento sustentável seja empregado, faz-se necessário que haja pleno equilíbrio entre o social, o econômico e o ambiental. A grande importância em se planejar e controlar ações ambientais está no benefício que isso traz para toda a sociedade e principalmente para as gerações futuras.
4. Referências Bibliográficas
1. Agenda 21
...