Agenda 21
Casos: Agenda 21. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizapp1 • 15/11/2014 • 1.729 Palavras (7 Páginas) • 204 Visualizações
Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões:
• Socioeconômica.
• Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento.
• Fortalecimento do papel dos grupos principais.
• Meios de execução.
A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto, a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação.
A Agenda 21 também pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têm desenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas.
Dessa forma, sua atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal partindo de suas relações com o ambiente onde você vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.
Para tanto, você deverá elaborar um relatório, no qual será apresentada uma Agenda 21 pessoal, baseando-se nos Passos indicados a seguir.
Passo 1: Para se preparar para a realização desta Atividade, confira atentamente as indicações de leitura a seguir:
1. Assista ao vídeo:
Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g>. Acesso em: 23 jun. 2014.
Em seguida, reflita sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Como podemos, individualmente, colaborar para que esse conceito se torne algo concreto?
2. Leia o material a seguir e reflita sobre o papel de cada um de nós na concretização da Agenda 21:
A Agenda 21 Local. In: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Seção Responsabilidade Socioambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local>. Acesso em: 23 jun. 2014. Se preferir,
Passo 2:1. Elabore uma pauta com pelo menos 10 ações que expressem a sua Agenda 21 pessoal. Reflita: que ações podem ser tomadas individualmente que podem colaborar para a elaboração de nossa própria Agenda 21?
2. Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais adequadas que você já incorporou ou pode adquirir após essa reflexão.
Passo 3: É chegado o momento de você concluir a atividade e, portanto, finalizar seu relatório, que deverá ser apresentado no seguinte formato:
1. Introdução: explicite aqui os objetivos da proposta de Agenda 21 que você elaborou. Resuma os passos que você cumpriu e, assim, contextualize seu trabalho.
2. Desenvolvimento: é a parte principal do seu relatório, considerando as reflexões e respostas que você elaborou nos Passos 1, 2 e 3.
3. Considerações finais: aponte os principais pontos analisados durante o desenvolvimento do relatório: o que você aprendeu de mais importante ao refletir sobre tudo que pensou e escreveu.
4. Referências Bibliográficas: apresente, de acordo com as normas da ABNT, as fontes de pesquisa utilizadas para a realização da atividade.
Importante: O relatório deve conter aproximadamente 30 a 35 linhas, fonte Arial 12, espaçamento 1,5, em formato justificado.
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte:
Agenda 21 Local
A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.
O capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que "cada autoridade em cada país implemente uma Agenda 21 local tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infra-estrutura econômica, social e ambiental local, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais". Ainda segundo a Agenda 21, como muitos dos problemas e soluções apresentados neste documento têm suas raízes nas atividades locais, a participação e cooperação das autoridades locais são fatores determinantes para o alcance de seus objetivos.
Para o governo brasileiro, a construção da Agenda 21 Local vem ao encontro com a necessidade de se construir instrumentos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável. O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto da sociedade civil. De fato, a Agenda 21 Local é processo e documento de referência para Planos Diretores e orçamento municipais, entre outros, podendo também ser desenvolvida por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas, bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empresa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes têm-se mostrado muito bem sucedidas.
Principais desafios
Os principais desafios da Agenda 21 Local consistem no planejamento voltado para a ação compartilhada, na construção de propostas pactuadas, voltadas para a elaboração de uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos; condução de um processo contínuo e sustentável; descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todas as etapas do processo. Desta forma, governo e sociedade estão utilizando este poderoso instrumento de planejamento estratégico participativo para a construção de cenários consensuados, em regime de co-responsabilidade, que devem servir de subsídios à elaboração de políticas públicas sustentáveis, orientadas para harmonizar desenvolvimento econômico, justiça social e equilíbrio ambiental.
Processo
...