TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Financeiros

Trabalho Escolar: Agentes Financeiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

OS AGENTES ECONÔMICOS.

OS SETORES ECONÔMICOS: Toda a atividade econômica está inserida em três grandes setores econômicos: o primário, o secundário e o terciário

SISTEMA ECONÔMICO: é o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade. Cada país ou nação tem seu próprio modelo de sistema econômico, cada uma com suas peculiaridades.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MOEDA.

1) Origem, conceito, funções, características essenciais da moeda.

Escambo: simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.

Moeda Mercadoria: Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos, assumiram a função de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, O sal foi outra moeda-mercadoria;No Brasil, entre outras, circularam o cauri - trazido pelo escravo africano -, o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco e o pano, trocado no Maranhão, no século XVII, devido à quase inexistência de numerário, sendo comercializado sob a forma de novelos, meadas e tecidos.

Metais: principal padrão de valor. O metal comercializado dessa forma exigia aferição de peso e avaliação de seu grau de pureza a cada troca. Mais tarde ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que também apontava o responsável pela sua emissão.

Ouro, prata e cobre: O emprego destes metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. A cunhagem de moedas em ouro e prata se manteve durante muitos séculos, sendo as peças garantidas por seu valor intrínseco, isto é, pelo valor comercial do metal utilizado na sua confecção. Assim, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias neste mesmo valor.

Durante muitos séculos os países cunharam em ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre para os valores menores. Estes sistemas se mantiveram até o final do século passado, quando o cuproníquel e, posteriormente, outras ligas metálicas passaram a ser muito empregados, passando a moeda a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor gravado em sua face, que independe do metal nela contido. Com o advento do papel-moeda a cunhagem de moedas metálicas ficou restrita a valores inferiores, necessários para troco. Dentro desta nova função, a durabilidade passou a ser a qualidade mais necessária à moeda. Surgem, em grande diversidade, as ligas modernas, produzidas para suportar a alta rotatividade do numerário de troco.

Moeda em formato de objetos: A valorização, cada vez maior, destes instrumentos levou à sua utilização como moeda e ao aparecimento de réplicas de objetos metálicos, em pequenas dimensões, que circulavam como dinheiro.É o caso das moedas faca e chave que eram encontradas no Oriente e do talento, moeda de cobre ou bronze, com o formato de pele de animal, que circulou na Grécia e em Chipre.

Moeda de papel: Na Idade Média, surgiu o costume de se guardarem os valores com um ourives, pessoa que negociava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com