Alfabetização No Brasil
Exames: Alfabetização No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Helena19 • 3/3/2015 • 2.404 Palavras (10 Páginas) • 148 Visualizações
INTRODUÇÃO
Evidentemente, que o assunto “Alfabetização no Brasil” é um tema em questão, que abrange muitas etapas de um processo que ainda hoje está em pauta em várias discussões no âmbito educacional brasileiro.
Este trabalho ressalta que a alfabetização é um sistema implantado de ensino, visto que, leitura e escrita são uma prática de fator relevante no desenvolvimento do homem e da sociedade em que se vive.Fato importante que, não basta desenhar o nome para ter sido alfabetizado. É preciso saber ler e escrever com suficiente desembaraço para fazer uso da leitura e da escrita na vida diária. Devidamente que, alfabetização pressupõe entender e se fazer entender por escrito.
O ser humano em sua existência tem por direito a uma educação básica na qual a primeira tarefa é a de ser alfabetizado. Uma aprendizagem que lhe garante uma desenvoltura no cominho da sociedade que sistematicamente exige uma formação para compreender, planejar e sobreviver, assegurando um respeito aos valores humanistas e aos direitos humanos comumente aceitos.
Mesmo com toda a evolução humanitária social, ainda ao falarmos de Alfabetização no Brasil deparamo-nos com uma luta pela satisfação básica de aprendizagem.Onde que, envolve crianças, jovens e adultos sem desigualdade e proporcionando um acesso de alfabetização com qualidade.
A existência de uma deficiência que envolve a Alfabetização no Brasil está impregnada a uma política de acessibilidade em diferentes níveis do ensino no Brasil. Ponto que, a alfabetização toma uma dimensão no aprendizado referente á promoção da educação básica que garanta a satisfação das necessidades básicas do ensino-aprendizagem. Isso nos leva a crer em uma consideração de cultura e outras necessidades de uma comunidade vigente, que é de fato a população brasileira.
Ao falar de alfabetização, entra-se em uma questão do analfabetismo no Brasil que é ainda um problema que devidamente necessita ser superado. Pois, está questão vem sendo trabalhada no meio educacional e prometida a cada novo documento elaborado pelo Ministério da Educação. Entretanto ainda, a meta de alcançar um bom índice de elevação na Alfabetização no Brasil não foi alcançada.Leis, projetos pedagógicos, uma metodologia de como alfabetizar de forma compreensiva e contundente é buscada e articulada no meio educacional, para que cada vez mais a defasagem do analfabetismo no Brasil seja diminuída em uma porcentagem mínima de pessoas que não saibam ler, escrever e interpretar a linguagem existente.
É fundamental que, tanto a criança na fase de ser alfabetizada, quanto o jovem e adulto sejam alfabetizados e desenvolvidos no campo do processo de ensino-aprendizagem. Onde não somente o ler e escrever passem a ser o ponto de partida para que se diga que está alfabetizado. Todavia,as leis, projetos e outros mecanismos existentes na alfabetização sejam devidamenteexigidos pela população no processo de Alfabetização no Brasil.
As discussões sobre alfabetização essencialmente no campo metodológico abre uma reflexão sobre o processo pedagógico da aquisição da linguagem escrita, nos níveis escolares que correspondem à Educação Infantil e às Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Neste presente trabalho, algumas questões referentes á Alfabetização no Brasil serão explicitas e necessariamente explicadas em um desenvolvimento mediante as sugestões oferecidas pela Tutoria.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
CHARGES E TIRINHAS
Conforme o roteiro de estudo oferecido pela tutoria, e em cima da atividade proposta referente á Leitura e Produção de escrita sobre “Alfabetização no Brasil”, uma análise detalhada de cada sugestão envolvendo Tirinhas e Charges serão desenvolvidas de acordo com cada imagem abaixo exposta.
• Primeira Figura:
Devidamente que, cada frase exposta e exclamada na figura envolve uma má qualidade de informações diante do saber e aprender. São características de uma educação tradicional, que necessariamente o aprender tem que ser objetivo e prático. Para que aprender escrever se o que está escrevendo não é uma realidade praticada por muitos? Fator que claramente mostra uma decadência de conhecimento referente ao saber e aprender.
Duas crianças tentando desenvolver e estabelecer critérios que em suas mentes isso não condiz com a realidade em que vivem. Duvidas e incertezas de uma busca para responder as situações que penetram no ensino-aprendizagem. Situações como essas, diante da linguagem e escrita favorecem para uma grande deficiência no aprendizado do individuo. Pensamento de um conhecimento sem valor para o crescimento desses indivíduos na sociedade.
• Segunda Figura:
Realmenteo entendimento dessa segunda figura, perfaz a idéia de uma prática repetitiva da leitura e da escrita por meio de um método tradicional. Onde visa um método centrado no domínio do código do ensino-aprendizagem. A maneira como o professor conduz esse ensinamento, passa para o aluno um pensamento de que isso não tem sentido algum para o seu aprendizado. Em sua mente uma complexidade de inserir esse aprendizado não produz o efeito desejado pelo educador.
O processo de ensinamento de alfabetizar que a professora acima está praticando é um método tradicional. Onde que, o educando passará a repetir por várias vezes o mesmo assunto sem que dê sentido á esse ensinamento. O educador fica paralisado com a reação do educando mediante seu argumento, como se fosse algo que aparentemente falasse de si própria. Outro questionamento levantado é que os educandos querem saber coisas importantes para sua vivência na escola.
• Terceira Figura:
Parte importante para a alfabetizaçãoé a compreensão e interpretação textual. Através da figura, ponto negativo é que alguns indivíduos são meramente portadores de uma consciência educacional que cultiva o “tanto faz como tanto fez”. Para certos indivíduos como destaca a figura, saber ler algumas linhas e escreve-las já se consideram alfabetizados. Mas, a alfabetização não consiste em apenas ler e escrever e sim saber analisar e interpretar qualquer tipo de gêneros textuais.
Para o segundo menino da figura, que diz ter lido a notícia, mas que não entendeu o significado mostra o quanto sua interpretação é fraca no planejamento
...