Alienação Parental
Trabalho Universitário: Alienação Parental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gatinhadopao • 21/3/2015 • 9.620 Palavras (39 Páginas) • 333 Visualizações
GRUPO SER EDUCACIONAL
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CRISTIANE BEZERRA ALVES
ALIENAÇÃO PARENTAL: considerações à luz da lei nº 12.318/10
JOÃO PESSOA - PB
2014
CRISTIANE BEZERRA ALVES
ALIENAÇÃO PARENTAL: considerações à luz da lei nº 12.318/10
Monografia apresentada pela aluna Cristiane Bezerra Alves, à Faculdade Mauricio de Nassau – Unidade João Pessoa, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Direito, sob a orientação da Profª. Ms. Darlene Socorro Oliveira de Souza Carvalho.
JOÃO PESSOA - PB
2014
CRISTIANE BEZERRA ALVES
ALIENAÇÃO PARENTAL: considerações à luz da lei nº 12.318/10
Monografia apresentada à Faculdade Maurício de Nassau – Unidade João Pessoa, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Direito.
Aprovada em: _______ de _________________ de 2014
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
Profª. Ms. Darlene Socorro O. de S. Carvalho
(Orientadora)
________________________________________________
Prof. Título e nome completo
(Membro)
_________________________________________________
Prof. Título e nome completo
(Membro)
JOÃO PESSOA - PB
2014
DEDICATÓRIA
A Deus,o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele. E a minha mãe Maria do Livramento Alves, pelo amor incondicional.
DEDICO!
AGRADECIMENTOS
A DEUS, pela ajuda espiritual nos momentos mais difíceis, onde graças a minha fé pude concluir mais essa etapa da minha vida.
Aos meus pais, Flaviano Bezerra Alves e Maria do Livramento Alves e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.
Aos professores do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, pela dedicação e incentivo que tornaram possíveis a finalização da graduação a conclusão desta monografia.
Aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.
EPÍGRAFE
“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito”.
Chico Xavier
RESUMO
A alienação parental surge quando um dos genitores acaba incutindo memórias falsas ou distorcidas em uma criança ou adolescente sob sua guarda, denegrindo a imagem do outro genitor, por meio de uma campanha de desqualificação reiterada da conduta do pai ou da mãe.
Tal atitude pode gerar graves distúrbios psicossociais as crianças e adolescentes, pesquisas revelam que jovens com apenas um dos pais são três vezes mais propensos a problemas comportamentais comparados aos que tem pai e mãe presentes na mesma casa. A lei nº 12.318/10 relaciona alguns exemplos de manifestação da alienação como: dificultar o contato da criança com os genitores e as visitas regulamentadas; omitir informações sobre a criança; e até mesmo, mudar de cidade ou país para prejudicar o convívio com o outro genitor. Outra manifestação prevista é apresentar falsa denúncia contra o genitor de forma a obstar o contato com a criança. As punições vão desde advertência e multa, ampliação da convivência com o genitor "alienado", determinação de acompanhamento psicológico, até a inversão da guarda da criança e a suspensão do poder familiar. Com base no exposto, o estudo ora apresentado tem por escopo elaborar uma análise acerca da Alienação Parental, fenômeno que nos últimos anos passou a ser alvo de constantes debates no âmbito jurídico, tendo como base a Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, que pontua sobre a alienação parental e altera o art.
...