Alterações De líquidos E Quantidade De Maisena Modificam O Fluído Não-Newtoniano?
Monografias: Alterações De líquidos E Quantidade De Maisena Modificam O Fluído Não-Newtoniano?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrofc • 3/10/2013 • 774 Palavras (4 Páginas) • 674 Visualizações
Alterações de líquidos e quantidade de maisena modificam o Fluído Não-Newtoniano?
Ana Rita Caetano Bochini, Augusto Manoel Barreto de Abreu, Beatriz da Silva Polaco, Caio Cesar Marques Vellosa, Erick Oshiro, Kayke Bordin de Oliveira, Leandro Ferreira da Conceição, Murilo Baliani Nabarrete, Nina Yumi Susuki
Professor: Fúlvio Rieli Mendes, CCNH
Campus Santo André
Resumo
Partindo do conhecimento prévio, obtido através de pesquisa bibliográfica, de que a mistura de água e amido de milho formam um fluído não-newtoniano, criou-se a hipótese de que seria possível obter o mesmo tipo de fluído com diferentes líquidos em diferentes proporções. Para garantir a validade da hipótese, diversos testes foram aplicados nas diferentes amostras com a finalidade de classificar a natureza dos fluídos.
INTRODUÇÃO
Um fluído é uma substância que se deforma continuamente (ou escoa), quando sujeita a uma força de cisalhamento. Quando falamos de fluídos newtonianos queremos dizer que a variação da tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à taxa de deformação. Já os não-newtonianos, não obedecem a essa lei, ou seja, não possuem uma viscosidade constante ela varia de acordo com a tensão de cisalhamento (deformação que sofre um corpo quando sujeito à ação de forças constantes).
Acerca dos diversos tipos de fluídos não-newtonianos, há o denominado dilatante, sua viscosidade aumenta conforme o aumento da tensão, o estudo dessas substâncias será o foco de nossos experimentos.
OBJETIVO
Testar a partir de diferentes proporções de amido com diversos líquidos, se todas as misturas formam fluidos não-newtonianos dilatantes. Testando a viscosidade, o aquecimento, o congelamento, a condutibilidade elétrica e a decantação, e determinar quais destes testes são relevantes.
METODOLOGIA
Para obtermos proporções ideais de amido e líquido que formariam os líquidos não-newtonianos foram preparadas soluções com diferentes compostos (água, água de coco, água oxigenada 10 vol., refrigerante e álcool 92%), foi misturado aos líquidos o amido de milho em quantidade suficiente para obter o fluído não-newtoniano ideal. Após diversas medições chegamos às proporções de líquido e amido, respectivamente, em massa:
Água: 47%, 53%;
Água de coco: 47%, 53%;
Água oxigenada vol. 10: 45%, 55%;
Refrigerante: 46%, 54%;
Álcool 92%: 57%, 43%.
Após conseguirmos proporções ideais de liquido e amido, separamos amostras de cada mistura para submetê-las aos seguintes testes:
• Afundamento
Utilizando uma proveta de 1000ml e um corpo de cobre paralelepípedo com volume (...) e massa 914.92g, fizemos 3 testes com cada mistura, cronometrando o tempo de imersão ao tocar no fluído até o fundo do proveta.
• Viscosidade
Utilizando um viscosímetro Brookfield com spindle 63, analisou-se as misturas com 12, 50 e 100 RPM durante dez segundos cada.
• Condutividade Elétrica
No teste de condutividade elétrica foi montado um circuito, onde o líquido não-newtoniano serviu como um condutor elétrico, e então medido a corrente através de um multímetro.
• Térmicos
Com pequenas amostras foi feito congelamento em um freezer e aquecimento com duração de três minutos no bico de Bünsen.
• Decantação
Tubos
...