Ambiente Dos Negócios
Monografias: Ambiente Dos Negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oleomb • 28/10/2014 • 1.464 Palavras (6 Páginas) • 153 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil 4
2.2 Medidas macroeconômica e medida microeconômica 5
2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil 6
2.3.1 Aperfeiçoamento do mercado de crédito e do sistema financeiro 6
2.3.2 Melhoria da qualidade da tributação 6
2.3.3 Medidas econômicas para inclusão social 6
2.3.4 Redução do custo de resolução de conflitos ................................................... 7
2.3.5 Melhoria do ambiente de negócios 7
2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia 8
2.5 A carga tributária no Brasil x inabilidades administrativas 9
3 CONCLUSÃO 10
4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Um ambiente de negócios organizado, adequado é de fundamental importância para o sucesso de um país no que se refere ao mundo dos negócios. Os governantes devem definir com clareza as regras que envolvem empreendimentos, bem como zelar pelo seu cumprimento. O Brasil encontra-se na 119ª posição, numa lista de 155 países, o que demonstra a necessidade de investir suas atenções ao ramo dos negócios.
A microeconomia e a macroeconomia são compatíveis pois visam o bem estar de toda a população brasileira. Elas são os pilares do estudo da ciência econômica e a microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos a muitos fins.
A influencia da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil mostra que a economia brasileira é influenciada pelas microempresas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL
Desde 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada, o Brasil se tornou um país democrático. O que justifica isso são as eleições livres, direito de voto, liberdade de expressão, dentre outras situações.
Porém, apesar de ser um país democrático, como foi citado acima, o Brasil é um pais que ainda possui muita burocracia no que se refere às leis, normas tributárias, assuntos empresariais em geral. O que ocorre é que o país cria várias normas, decretos e leis constantemente e isso atrapalha muito os empresários de grandes e pequenas empresas.
É preciso melhorar o ambiente dos negócios no Brasil, acabar com a burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados, pois isso está gerando perdas significativas, fazendo com que o país despenque no ranking mundial de desenvolvimento de negócios.
Tentativas de melhorias estão sendo feitas: Em 2006, foi criada a lei geral da micro e pequena empresa, com o objetivo de criar um ambiente adequado às micro e pequenas empresas, estimulando a competitividade, a redução da informalidade e o incentivo à tecnologia. Essa lei garante benefícios em três áreas do empreendedorismo: estimulo do desenvolvimento do pequeno negócio, desburocratização e redução da carga tributária.
O grande desafio é garantir que tentativas como a citada acima, saiam do papel e sejam colocadas em prática, pois não é o que se vê atualmente. Comparando com outros países, os avanços alcançados são pequenos e ainda não houve uma redução considerável na burocracia no Brasil.
2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA
O Brasil precisa completar o ajuste macroeconômico e melhorar o ambiente de negócios por meio das reformas microeconômicas. A divida pública federal registrou recorde em 2013, alcançou 2,12 trilhões de reais, ou seja, ainda é muito alta.
O caminho para que a dívida pública reduza ou pare de crescer é o esforço persistente do governo. A manutenção dos superávits primários permitira uma estabilização no curto prazo da razão dívida/PIB. Com a redução previsível do risco país e do juro real, no médio prazo, a razão cairá, permitindo a aquisição dos resultados almejados. Assim, haverá crescente espaço para modificar a atual estrutura da dívida pública, privilegiando os títulos nominais e os títulos indexados aos índices de preços em detrimento dos arriscados títulos indexados ao câmbio e a taxa Selic.
O uso de reformas microeconômicas é fundamental para o crescimento do país. O livre mercado é um ótimo caminho para o país atingir um alto desenvolvimento.
2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL
2.3.1. Aperfeiçoamento do mercado de crédito e do sistema financeiro;
Os trabalhadores com carteira assinada terão regras quanto ao aperfeiçoamento do credito consignado. Os maiores beneficiados serão os funcionários de pequenas empresas. Essa medida é interessante, pois garantirá que a consignação em folha será cumprida quando o empregador trocar o banco no qual realiza o pagamento dos salários.
2.3.2 Melhoria da qualidade da tributação;
A tributação (cobrança de impostos, ou seja, coleta feita governo para pagar suas contas), deve ser utilizada com maior transparência. O povo brasileiro é o povo que mais paga imposto no mundo e o que recebe os piores serviços. Assim o descrédito em relação a qualidade da tributação é grande. É preciso ter coerência . paga-se altos impostos e não há retorno. Sendo assim muitos empresários praticam a sonegação fiscal.
2.3.3 Medidas econômicas para inclusão social;
A redistribuição da renda que o sistema econômico concentrado gera em favor de setores atrasados, adotando um sistema tributário mais progressivo e uma melhor orientação do gasto
...