Ambiente Mercadologico de Bijuterias
Por: samy.ccl • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
AMBIENTE MERCADOLÓGIO DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
No mundo globalizado, com abertura de comércios internacionais, as empresas buscam em outros países, novos mercados que lhes proporcionem oportunidade de negócios com maior valor agregado.
Para atuar e destacar no ramo de comércio exterior é necessário realizar pesquisas contínuas, buscando prever as tendências que surgem constantemente, a fim de oferecer produtos que atendam as necessidades e os desejos do público alvo.
A Câmara Internacional de Comércio afirmou que o Brasil possui uma economia fechada do G20. De acordo com dados do Banco Mundial, desde 2005 é o país que menos importa bens e serviços em proporção ao tamanho total do Produto Interno Bruto: 14%. Atualmente, possui uma economia forte e sólida, sendo um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, mas principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados.
Principais produtos Exportados:
- Principais produtos agrícolas: café, laranja, cana-de-açúcar (produção de açúcar e álcool), soja, tabaco, milho, mate.
- Principais produtos da pecuária: carne bovina, carne de frango, carne suína
- Principais minérios: ferro, alumínio, manganês, magnesita e estanho.
- Principais setores industriais: alimentos e bebidas, produtos químicos, veículos, combustíveis, produtos metalúrgicos básicos, máquinas e equipamentos, produtos de plástico e borracha, eletrônicos e produtos de papel e celulose.
[pic 1]
Principais produtos importados:[pic 2]
- Petróleo Bruto
- Automóveis
- Óleos Combustíveis
- Autopeças
- Medicamentos
- Petróleo Bruto
- Medicamentos
- Componentes eletrônicos
- AMBIENTE MERCADOLÓGICO DE BIJUTERIAS
Os principais produtores mundiais de bijuteria são China e Hong Kong, que respondem por mais de 1/3 das vendas mundiais nos últimos anos, segundo os dados do MDIC/SECEX/DECES. Devido a seu grande volume de produção, baixo custo de mão-de-obra e por sua originalidade aos olhos ocidentais. Entretanto, a tendência atual dos grandes compradores internacionais é, cada vez mais, escolher produtos provenientes de países em desenvolvimento que possuam uma certificação de qualidade no que diz respeito às normas ambientais e sociais.
No Brasil o maior comércio de bijuterias importadas concentra-se no centro de São Paulo e as fabricantes nacionais são maioria de Minas Gerais.
O Brasil além de ser um grande importador de bijuterias, também se destaca pela fabricação e exportação de bijuterias artesanais. Exportando principalmente para à Europa, aos Estados Unidos e à Austrália, segundo o APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Um país que abriga grandes reservas naturais, encontramos uma grande variedade de materiais, tais como: sementes, pedras, fibras naturais, bambu, conchas, madrepérolas, couro, palha, coco, madeira e etc., utilizados artesanalmente para a fabricação de acessórios e bijuterias. Desenvolvendo peças criativas, com variação de cores e de texturas.
...