Anencefalia
Resenha: Anencefalia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laysarevalo • 6/11/2013 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
A anencefalia é uma má-formação congênita que atinge cerca de 1 em cada 1.000 bebês. A palavra anencefalia significa “sem cérebro”, mas o termo não está totalmente correto, já que o bebê atingido não possui partes do cérebro, mas o tronco cerebral está presente. Quando um bebê anencéfalo sobrevive após o parto, as estatísticas mostram que terá apenas algumas horas ou dias de vida.
Amá-formação geralmente é reconhecida durante o pré-natal. Após o diagnóstico, os pais se deparam com a difícil decisão entre a vida e a morte. Apesar de a gravidez poder ser levada adiante normalmente, pois a saúde da mãe não corre risco maior do que em uma gravidez de um bebê saudável, muito frequentemente as mães são aconselhadas e orientadas a optar pela interrupção.
No Brasil, desde abril de 2012 o aborto de bebês anencéfalos foi descriminalizado, e pode ser feito com assistência médica na rede de saúde. Ainda assim, cabe à mulher a decisão de prosseguir ou não com a gestação. Cabe também à equipe médica que a acompanha respeitar sua decisão, pois a mãe e seu bebê com anencefalia têm os mesmos direitos à assistência como em qualquer outra gestação.
Nossa intenção por meio deste site é mostrar que a interrupção não é o único caminho possível, mesmo quando os pais são confrontados com a certeza da perda do seu filho. Muitas famílias receberam esse diagnóstico e trilharam outro caminho, puderam dar à luz a seu bebê, e se dispuseram a relatar sua experiência para ajudar outras famílias que estão passando por uma situação semelhante.
Através de informações fundamentadas queremos proporcionar melhor compreensão sobre a anencefalia. Aqui você encontrará relatos de pais que receberam esse diagnóstico, além de outros links e informações que têm a intenção de ajudar e confortar um pouco as famílias que passam por essa experiência difícil e dolorosa.
...