Anteprojeto
Tese: Anteprojeto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: IOA30 • 12/5/2014 • Tese • 1.478 Palavras (6 Páginas) • 281 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL PROFICIONALIZANTE - CETEP
CURSO TECNICO DE ANALISE DE LABORATORIO
PROFESSORA: VERA LÚCIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
CAPTAÇÃO DE DOADORES
IBOTIRAMA - BA
2014
IVONETE M. COELHO
CAPTAÇÃO DE DOADORES
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Filosofia - Metodologia do Trabalho Científico como parte das exigências do Curso Técnico de Análise de Laboratório.
IBOTIRAMA - BA
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
DIGITE O TÍTULO DO CAPÍTULO (NÍVEL 1) 4
OBJETIVOS 5
GERA 5
ESPECÍFICOS 5
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA .......6
HIPOTESES 6
METODOLOGIA 7
JUSTIFICATIVA 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
A ciência avançou muito e fez várias descobertas na área da saúde, mas ainda hoje não encontrou um substituto para o sangue humano. Doar sangue periodicamente garante ao doador um controle constante do seu próprio estado de saúde, através de visitas ao médico e aos exames laboratoriais. A doação de sangue é, ainda hoje, um problema de interesse mundial; pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo.
No Brasil, a situação dos bancos de sangue vive em constante deficiência, principalmente em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde. O principal motivo dessa situação é a falta de doadores. Acredita-se que um dos motivos para a baixa participação dos brasileiros é a falta de informação. As pessoas têm receio do material utilizado, medo de contaminação, além dos mitos de que doar sangue emagrece, engorda, vicia ou enfraquece o organismo. O doador de sangue não corre nenhum risco de contaminação ao doar sangue. Todo o material utilizado está dentro de um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais, levando sempre em conta a saúde do doador e do receptor. A doação de sangue é um processo seguro, rápido (dura cerca de 15 minutos) e não obriga a outras doações. Para ter sangue disponível para todos aqueles que dele necessitam, os indivíduos saudáveis devem criar o hábito de doar e encorajar amigos e familiares saudáveis a praticarem o mesmo ato.
Sendo assim, ressaltamos a importância das autoridades para o incentivo ao desenvolvimento de projetos que visem à educação da população para a doação de sangue, especialmente, os que desenvolvem seus trabalhos junto aos jovens, pois estes serão os nossos futuros doadores. Além de atenderem aos preceitos das Políticas do Sangue e Hemoderivados, contribuirão para a formação do cidadão consciente de seu papel na sociedade. As campanhas são estratégias que contribuem para a conquista de doadores, porém, apresentam efeitos positivos logo após a sua realização. Os estudos apontam como estratégia em potencial, com resultados imediatos, o uso da mídia pessoal, através do marketing.
OBJETIVOS
GERA
Esclarecer sobre as principais dúvidas da população sobre o ato de doar sangue.
ESPECÍFICOS
Compreender o que determina o retorno do doador de sangue e conhecer suas motivações, atitudes, crenças e mitos.
Discutir sobre as dificuldades da captação de doadores dos hemocentros e conhecer e avaliar a eficácia de estratégias/programas de captação de doadores.
Apresentar experiências e sugestões para a captação de doadores de sangue, a fim de contribuir para o aumento dos estoques de sangue.
Compreender a visão de doadores e não doadores sobre os fatores que predispõem à baixa taxa de doação de sangue e ao impedimento à doação.
Argumentar sobre a importância das pesquisas para melhorar a captação de doadores de sangue.
Explorar as dificuldades e oportunidades que os hemocentros têm no recrutamento de jovens como doadores voluntários de sangue.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Constatamos, a partir das produções científicas, a dificuldade comum aos países em manter os estoques de sangue compatíveis com a demanda. Isso ocorre tanto por problemas de captação de doadores de sangue, o que implica no desenvolvimento de estratégias, como por problemas relacionados à contaminação por transfusão, colocando em risco a credibilidade da doação, dos hemocentros e do próprio sangue. Acredita-se que um dos motivos para a baixa participação dos brasileiros é a falta de informação. As pessoas têm receio do material utilizado, medo de contaminação, além dos mitos de que doar sangue emagrece, engorda, vicia ou enfraquece o organismo. Elegemos como questão norteadora para essa revisão as estratégias de captação de doadores de sangue dos centros de hemoterapia.
HIPOTESES
A cada ano, o Ministério da Saúde
...