Antropologia Cinco Pólos
Por: Flaviano de Cássio Teixeira • 26/5/2015 • Artigo • 586 Palavras (3 Páginas) • 1.761 Visualizações
As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo e os cinco pólos teóricos do pensamento antropológico
Disciplina: Antropologia
O texto lido apresenta as principais tendências dominantes e práticas dos antropólogos de nossa época.
Antropologia Americana, com estudos que visam observar comportamentos individuais, como forma de evidenciar a especificidade das personalidades culturais, contribuiu com a expressão “aculturação” onde mostra as mudanças que podem ocorrer com a interferência de uma outra cultura.
Antropologia Britânica teve um crescimento rápido assim como a antropologia americana, é antirevolucionista que consiste em estudar a sociedade em si, independente do seu passado, e uma antropologia empírica que estudava diretamente em campo.
Antropologia Francesa, ao contrário da antropologia americana e britânica, se desenvolveu mais lentamente, era uma escola elitista onde não havia a preocupação de entender os fatores sociais.
Desde sua constituição como disciplina a antropologia oscila entre vários pólos teóricos, o que a torna de certa forma “plural”, que dá garantias que as pesquisas aceitam a sujeitar-se a críticas e o autor apresenta cinco pólos em torno dos quais a antropologia oscila constantemente
A antropologia simbólica é relativamente recente, defende a concepção da cultura como sistema de símbolos e de significados partilhados. É possível notar uma forte influência lingüística, mas sobretudo a influência da hermenêutica filosófica e da filosofia das formas simbólicas. O pesquisador DAVID SCHNEIDER, define a cultura como um sistema de símbolos na qual cada cultura é formada por um sistema de unidades ou partes que são definidas e que se diferenciam entre si de acordo com determinados critérios e ao mesmo tempo definem o mundo e o sistema de coisas que existem no seu meio.
Antropologia Social tem como embasamento o estudo das relações e dos sistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas. Esta classe de investigação se ocupa de comparar sistemas sociais no tempo e no espaço com a finalidade de verificar sua estrutura e os caracteres que distinguem cada forma de comportamento. Neste sentido, um dos fins principais da Antropologia Social é saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem.
Antropologia Cultural estuda os comportamentos sendo eles biológicos psicológicos ou lingüísticos. Onde a cultura acaba influenciando o comportamento do individuo que está inserido nela. O que caracteriza essa tendência é o critério da continuidade, podemos citar como principais autores da antropologia cultural Ruth Benedict, Margaret Mead, Linton e Kardiner.
Antropologia Estrutural e sistêmica que realiza uma passagem do consciente para o inconsciente, onde não é mais pensada a nível empírico, e coloca o questionamento de quais são as estruturas inconsciente do espírito que atuam, tanto nas formas elementares e complexas do parentescos, quanto no mito. Destaca como principal autor
...