Anuidade fixa
Tese: Anuidade fixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ogamaza • 11/3/2014 • Tese • 983 Palavras (4 Páginas) • 432 Visualizações
investimento tem uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações e sociedade.
A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto PIB. Uma vez que as unidades produtivas têm capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais do que a capacidade de suas maquinas e instalações, para aumentar o PIB a longo prazo, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.
Alem de possíveis investimentos na própria empresa, quando se tem caixa sobrando podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação.
As empresas que geram muito caixa têm uma grande preocupação com essas aplicações, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considerável fonte receita para a empresa.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
A renda fixa é um tipo de investimento em títulos emitidos pelo governo ou empresas, títulos públicos, CDB e debêntures, que pagam uma taxa de juros. Já os de renda variável, no caso das ações, distribuem seus resultados na forma de dividendos (a participação dos lucros da empresa).
Tipos de investimentos mais comuns no mercado descriminados:
Poupança - o mais conservador deles. Trata-se de um depósito que é remunerado hoje pela taxa de 6% ao ano mais a variação da taxa referencial, TR. Vale lembrar que esta aplicação é isenta de Imposto de Renda.
Ações - é como se fosse um pedacinho de uma empresa que você se torna sócio. Trata-se de um valor mobiliário de renda variável, emitido pelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela distribuição dos seus lucros. Não existe um valor mínimo para investir, isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar. Para os iniciantes, uma boa pedida é participar do clube de investimento - várias pessoas contribuem com uma pequena quantia e acumulam mais recursos para investir.
Fundos de Investimento - é uma forma de investimento coletivo. Há várias classes de fundos, desde os mais conservadores que aplicam apenas em renda fixa, até os mais agressivos, que operam em vários mercados ao mesmo tempo.
CDB - título de renda fixa emitido por bancos que rende taxas de juros.
Debênture - valor imobiliário de renda fixa, emitidos pelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela taxa de juros fixada e pela variação de seu preço.
Toda a empresa antes de qualquer tomada de decisão para investimento faz orçamentos detalhados, onde se verifica e melhor maneira de se investir, seja na empresa ou fora através de aplicações conforme citadas acima. Pois nem sempre é vantajoso investir em determinado tempo ou recurso na empresa, às vezes é muito mais vantajoso aplicar os recursos disponíveis em outro tipo de aplicação. Pois a rentabilidade pode ser maior e com um risco menor. Por isso antes de se investir é necessário fazer uma grande pesquisa de mercado, para avaliar qual é a melhor opção de investimento do momento, para depois elaborar o planejamento estratégico e nele concentrar todos os esforços em busca da melhor rentabilidade para a organização.
O planejamento tem um papel de destaque em qualquer tipo de investimento, pois, através do planejamento o investidor consegue analisar a fundo, quais são as melhores opções de investimento e tentar de um modo geral mensurar quais são seus reais riscos de perda em cada tipo de investimento.
As lojas de calçados tiveram uma grande
...