Análise Comparativa Devassa
Monografias: Análise Comparativa Devassa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brun4ferreira • 20/10/2014 • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
REFERENCIAL TEÓRICO
A análise comparativa das campanhas realizadas nos anos de 2011 e 2013 tem como base de estudo saber as formas de realizar com perfeição um material gráfico. Geralmente todo o material bem diagramado possui os princípios de alinhamento, repetição, contraste, e proximidade.
A lei da divina proporção de uma criação gráfica afirma que também é chamado como proporção divina proporção, ou proporção áurea como padrões harmônicos na natureza, padrões que são trazidos inconsciente ou conscientemente às artes, ao comportamento e à cultura do homem. A divina proporção pode surgir através de proporções geométricas, formação de padrões e combinações de formas etc.
A teoria da proporção é apenas uma das maneiras de representação da proporcionalidade e ela pode ser entendida, de maneira geral, como qualquer relação harmônica entre partes de um todo e/ou números, através da idéia de medida identifica um conceito em comum: a unidade nas diferenças consiste na existência da repetição e/ou reflexão de um padrão.
A necessidade de realizar a comparação de um material antigo com o mais recente pode trazer benefícios na hora de criação, pois adota novos elementos e os erros com o antigo são analisados para que haja o reparo no novo material.
A junção dos elementos forma harmonia no material, caracterizado pela unidade na composição visual entre peças da mesma campanha ou unidade dentro de uma única peça.
A imagem principal, o slogan da campanha e as tipologias no material podem trazer grande de benefícios quando criadas de forma correta são através destes princípios que facilmente o leitor conseguirá captar a informar o principal objetivo que o material pretende atingir. Levam em consideração todos os aspectos que constituem o cenário onde as informações e imagens são adequadas.
A necessidade de analisar peças anteriores pode trazer melhorias e adotar novos recursos que podem modernizar as interfaces utilizando o mesmo conceito de cores, formas, marca tipologia e as demais, porém sempre fazendo adaptações com ideias originais para o projeto.
ANÁLISE DAS PEÇAS
Sandy Leah campanha 03/2011 Aline morais campanha 03/2013
(Figura 1 e 2 – Corpus de análise – Cerveja Devassa)
Os elementos compostos na propaganda não se definem apenas de texto e imagem, a composição do projeto gráfico e o estudo do texto publicitário em campanhas se tornarem essenciais na caracterização de uma propaganda de uma função apelativa e informativa ao mesmo tempo.
É fator primordial que haja a identidade visual em todos os projetos gráficos, assim o reconhecimento da marca na mente do consumidor não será facilmente esquecida.
Milton Ribeiro em sua obra “Planejamento Visual Gráfico” (2003), a identidade visual deve ser tratada não só como personalização da imagem, mas também como ferramenta de um processo mercadológico, altamente competitivo e bastante saturado de informações visuais. Segundo Ribeiro, apesar do interesse do mercado e da importância do desenvolvimento do design gráfico, não apenas em função do apelo visual, mas também pelo seu fundamento, conceito e conteúdo, são raros os profissionais da área que trabalham com embasamento teórico. O autor ainda alerta para o efeito que esse descaso pode acarretar para o veículo:
A ausência de planejamento na utilização dos elementos da imagem diluirá a personalidade do veículo e este deixará de aproveitar os recursos naturais de veiculação de um conceito junto ao seu público consumidor (RIBEIRO, 2003 p. 264).
Os cartazes em destaques são compostos de uma imagem de impacto e um slogan de efeito sendo necessário seguir criteriosamente algumas regras na realização de qualquer projeto gráfico como: alinhamento, contraste, proximidade e repetição, o excesso nestes conceitos acaba impossibilitando o leitor de ter uma leitura fácil, rápida e clara na hora de presenciar o material em algum local.
Nos princípios de design gráfico os elementos que constituem a peça gráfica da devassa possuem alguns padrões determinado pela unidade existente dentro das peças, são noções básicas necessárias que são denominados como: proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
Segundo WILLIAMS (2013). A proximidade de ambas as peças agrupam os itens relacionados, pois os aproxima fisicamente, para que sejam vistos como um grupo coeso em vez de um monte de espaços sem relação.
O alinhamento se define como os objetos estão enquadrados no projeto, dessa forma a adequação do texto com imagem acaba causando ao leitor melhor visibilidade de leitura.
“Todo elemento precisa ter alguma conexão visual com outro
...