Análise De Cargos
Ensaios: Análise De Cargos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucx • 28/10/2014 • 629 Palavras (3 Páginas) • 1.009 Visualizações
O conceito de descrição de cargos é basicamente a descrição das atividades, tarefas, deveres e responsabilidades do cargo que a pessoa vai assumir (CHIAVENATO, 2009).
Chiavenato (2009) define a descrição de cargos como o processo de relacionar o que o funcionário faz como ele faz sob quais condições ele faz e por que ele faz.
O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos (CHIAVENATO, 2009).
Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a descrição de cargos e análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a descrição se preocupa com conteúdo do cargo - o que ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz; a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado é por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação" (CHIAVENATO,2002).
A análise de cargos tem como subsídios uma série de atividades para o setor de Recursos Humanos, como: pesquisa Salarial, avaliação de Cargos, classificação dos cargos em grupos ocupacionais, enquadramento do pessoal nos cargos, administração dos salários; avaliação do desempenho do ocupante do cargo; contestações em reclamações trabalhistas, treinamento e desenvolvimento de pessoal, recrutamento e seleção de pessoal, segurança do trabalho, pesquisa de hiatos e sobreposição de tarefas, elaboração de carreiras profissionais (CHIAVENATO, 2002).
Segundo Chiavenato (2002), a análise de cargos centraliza-se em quatro áreas de requisitos quase aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo:
• Requisitos mentais; refere-se aos requisitos que o ocupante pode possuir para poder desempenhar adequadamente o cargo. Entre os requisitos mentais, estão os seguintes fatores de especificações: Introdução essencial, experiência anterior essencial, adaptabilidade ao cargo, iniciativa necessária e aptidões necessárias.
• Requisitos físicos é a quantidade e a continuidade de energia e de esforços físico e mental requeridos e o cansaço. Releva-se também a constituição física exigida do ocupante para o adequado desempenho do cargo. Entre os requisitos físicos estão os seguintes fatores de especificações: esforço físico necessário, concentração visual, destreza ou habilidade e constituição física necessária.
• Responsabilidades envolvidas, denomina-se a responsabilidade do ocupante do cargo, além do seu desempenho e suas atribuições, tem com relação a supervisão direta e indireta do trabalho de seus subordinados, com relação ao material, ao ferramental ou ao equipamento que é utilizado, com relação ao patrimônio da empresa, ao dinheiro, aos títulos ou documentos ao prejuízos ou lucros da empresa, aos contatos internos ou externos e as informações confidencias. Considera-se, a responsabilidade por: supervisão de pessoal, material, ferramental ou equipamento, dinheiro, títulos ou documentos, contatos internos ou externos e informações confidencias.
• Condições de trabalho:
...