Análise Ergonômica do Trabalho - Estudo de uma Gráfica
Por: ThiagoCano • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.313 Palavras (22 Páginas) • 577 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
[pic 1]
ANÁLISE ERGÔNOMICA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETO CONCEITUAL: Setor de corte de uma gráfica de pequeno porte
Prof° Dr° Daniel Braatz
Alunos: Eduardo Rodrigues 505250
Lucas Morales 497002
Rodrigo Brandão 560049
Thiago Cano 560081
Thiago Ercolin 497738
São Carlos 2016
Sumário
- Introdução
1.1. Objetivos
1.2. Método
- Análise da demanda
2.1. Caracterização da empresa
2.2. Descrição do Sistema produtivo (Tecnologia, Materiais e Processos)
2.2.1. Descrição da tecnologia
2.2.2. Descrição dos processos de transformação
2.2.3. Descrição dos materiais
2.3. Análise dos produtos (mix de produção)
2.4. Indicadores de saúde
2.5. Indicadores de produtividade
2.6. Reformulação da demanda e contrato
3. Análise da tarefa
3.1. Análise do processo técnico da situação específica
4. ANÁLISE DA ATIVIDADE
4.1 Descrição das Observações Sistemáticas
4.2 Confrontação Prescrito x Real
4.3 Validação das Análises
5. DIAGNÓSTICO E PROJETO
5.1 Diagnóstico
5.2 Recomendações
5.3 Projeto Conceitual
5.4 Considerações Finais
- INTRODUÇÃO
Contextualizando de uma maneira sucinta, podemos explicar brevemente a ergonomia como uma disciplina e/ou estudo que consiste em analisar o trabalho humano de uma maneira que busque todas as melhorias possíveis tanto em relação às necessidades do trabalhador, quanto em relação às necessidades e interesses da empresa, visando um crescimento contínuo e mútuo.
1.1 Objetivos
Este trabalho tem como objetivo estudar e analisar uma situação real de trabalho do ponto de vista ergonômico, levantando as diferenças entre tarefa e trabalho ou prescrito e real, caracterizando suas peculiaridades e necessidades para posteriormente projetar soluções paras os principais problemas levantados visando o bom andamento da atividade.
1.2 Método
O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, estabeleceu uma Norma Regulamentadora em 1990 que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo conforto, segurança e desempenho eficiente. Esta norma, também chamada de NR17, junto com o material para a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) fornecido pelo Laboratório de Ergonomia, Simulação e Projeto de Situações Produtivas da UFSCar serão usados como base para a Análise Ergonômica do Trabalho.
Explicando mais detalhadamente a AET, primeiramente é realizada a análise da demanda que consiste na caracterização e detalhamento da empresa, depois são descritos os processos produtivos, considerando os indicadores para realizar a reformulação da demanda. A segunda análise realizada é a da tarefa, que consiste basicamente em observar o que foi prescrito pela empresa para o trabalhador. Após isso, é realizada a análise da atividade, que demanda mais atenção pelo fato de envolver a variabilidade do ser humano e ser essencial na análise do processo produtivo como um todo. Por fim é feito o diagnóstico, no qual são apresentadas todas as observações feitas anteriormente e os pontos críticos, para que por fim sejam feitas as recomendações e o desenvolvimento do projeto conceitual.
- ANÁLISE DA DEMANDA
Neste tópico será apresentada a empresa como um todo, com suas características gerais, mix de produtos, sistema produtivo, além dos indicadores de sáude e de desempenho. Por fim é realizada a reformulação da demanda, de acordo com o que foi observado no sistema produtivo.
2.1 Caracterização da Empresa
Com surgimento da empresa ColorGraphic em 2006, em São Carlos, a empresa tinha cerca de 200 clientes, em 2008 se teve um crescimento da empresa, mudando para um setor maior, atingindo um maior número de mix de produtos, devido a aumento de seus maquinários, passando para aproximadamente 2000 clientes.
No ano de 2011, a empresa completou 5 anos, com mais de 3000 clientes, agora atendendo a uma maior região no inetrior de São Paulo: São Carlos, Araraquara, Rio Claro, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Bauru, Assis, Piracicaba e Jau.
Com um último levantamento em 2014, a gráfica está numa fase de busca de mais e melhores equipamentos (questão tecnológica), com uma meta de atingir a marca de 5000 clientes.
Possuem atualmente 24 funcionários, sendo divididos da seguinte maneira: 4 funcionários responsáveis pelas compras e vendas (parte de escritório); responsável pelo financeiro (Proprietário da empresa); 2 no setor de impressão (4 cores); 1 para o setor de corte; 2 para o setor de criação/artes; 1 para impressões (2 e 1 cor); 2 para o setor de grampeamento e ribites; 11 outros responsáveis pelos demais serviços esporádicos (montagem, acabamento, etc).
...