Aprendizagem Escolar
Trabalho Escolar: Aprendizagem Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nilza2015 • 9/9/2014 • 391 Palavras (2 Páginas) • 672 Visualizações
Aprendizagem escolar
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus
processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia encontra-se, como uma disciplina que ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades. Contribuir para o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, aluno é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor e o mediador do processo de formação do aluno.
A psicologia aplica à educação e ao ensino, mostrar através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados. O professor é fundamenta, ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento.
A sua contribuição no campo Educacional
A Psicologia no âmbito da escola contribui para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente.
Psicologia contribuir para uma visão mais abrangentedos processos educativos que se passam no contexto educacional. As contribuições inseridas na equipe educacional preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola.
A contribuição da psicologia é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais.
A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do dialogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita.
É através das relações, enfrentando desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente, que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.
Referencias disponível em: < https://docs.google.com/file/d/0B_iQRJW-KpWlZDI0OTFkZWEtMzM5MS00YTljLTkwNzctOWE0NTdjNzQ5YTI1/edit?hl=pt_BR&pli=1> http://pt.slideshare.net/megainfoin/contribuies-da-psicologiahttp://pt.slideshar Acesso em: 30 maios 2014
...