ATPS: Os jogos na aprendizagem escolar
Seminário: ATPS: Os jogos na aprendizagem escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 31234 • 23/4/2014 • Seminário • 906 Palavras (4 Páginas) • 890 Visualizações
Os jogos na aprendizagem escolar
Brincadeiras e atividades lúdicas ajudam na construção do conhecimento e estimula o aprendizado, além de promover a socialização e a integração das crianças. Brincar é coisa seria e poder ser decisivo para o desenvolvimento integral do aluno as atividades lúdicas ajudam na construção do conhecimento e estimulam o aprendizado por meio de jogos e brincadeiras, facilitamos o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor e social.
Ao usar a brincadeira como recurso pedagógico, deve-se ter presente que na expressão e construção do conhecimento, a criança apropria-se da realidade imediata, atribuindo-lhe significado. Assim, alunos com dificuldades de aprendizagem podem valer-se da brincadeira como recurso para facilitar a compreensão espontânea dos conteúdos pedagógicos, rompendo com velhos preconceitos em relação a uma disciplina ou outra.
Para que isso se efetive é necessário valorizar simultaneamente as características gerais do desenvolvimento infantil e as particularidades da ação daquela criança que está sendo estimulada no contexto da brincadeira. Enfatize-se que ao brincar, uma criança dá muitas informações e comunica, por meio da ação, sua forma de pensar, e o observador precisa estar preparado para reconhecer nas atitudes das crianças, ações ou procedimentos que retratem os indícios dos critérios necessários para uma boa formação cognitiva, e até afetiva-social do aluno. Em síntese, as brincadeiras expressam possibilidades de uma pedagogia diferenciada. das normalmente aplicadas, permitindo ao professor criar e gerir situações de aprendizagem mais condizentes com as atuais condições educacionais.
Teatro e Jogo
Entre as artes, o teatro é, por excelência, a que exige a presença da pessoa de forma completa: o corpo, a fala, o raciocínio e a emoção. O teatro tem como fundamento a experiência da vida: ideias, conhecimentos e sentimentos (os aspectos cognitivos e subjetivos). Sua ação consiste na ordenação desses conteúdos individuais e grupais e seu ensino ou exercício se faz através da encenação, da contemplação e da vivência dos jogos teatrais.
O jogo implica então, o desenvolvimento da representação da possibilidade de evocar e manipular signos (criação de um instrumento indispensável ao desenvolvimento da inteligência ). Desde o jogo de exercício até o jogo simbólico, passando pelo jogo de imitação ( uma vez que este é o ponto de partida das funções simbólicas, sendo voltada para a acomodação, enquanto o jogo apresenta o papel essencial da assimilação), trata-se de incorporar o mundo exterior a seus desejos e esquemas.
CRIANÇA E AS ARTES VISUAIS
O trabalho com as Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças .
Embora todas as modalidades artísticas devam ser contempladas pelo professor, a fim de diversificar a ação das crianças na experimentação de materiais, do espaço e do próprio corpo, destaca-se o desenvolvimento do desenho por sua importância no fazer artístico delas e na construção das demais linguagens visuais (pintura, modelagem, construção tridimensional, colagens). O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais fazendo surgir os primeiros símbolos.
Enquanto desenham ou criam objetos
...