Area Restrita
Artigos Científicos: Area Restrita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivimaia • 10/4/2013 • 544 Palavras (3 Páginas) • 719 Visualizações
Introdução
Este estudo visa comparar diversas fontes que abordam o mesmo assunto, porém com pontos de vista diferentes. O assunto em questão é o planejamento empresarial e os tipos de planejamento.
Planejamento é a maneira de administrar visando prevenir surpresas dentro de uma empresa, órgão ou departamento, determina com antecipação o que deve ser feito e quais objetivos devem ser alcançados, tendo assim condições de tomar decisões preventivas. O planejamento poderia facilmente ser visto como a função inicial do processo administrativo. Mas nem mesmo essa afirmação consegue capturar a magnitude da importância do planejamento para a administração. Talvez seja melhor pensar no planejamento como a locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar.
Com isso cria se a estratégia empresarial que é uma atividade racional que envolve a identificação das oportunidades e das ameaças do ambiente onde opera a empresa, bem como a avaliação das forças e fraquezas, para a grande realização desse trabalho a empresa divide em níveis que são: nível institucional, o nível intermediário e o nível operacional para assim chegar a um grande planejamento. Com isso a estratégia deve e é capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial em um nível de equilíbrio ótimo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer.
Processo Administrativo
O processo administrativo é formado por: planejamento, organização, direção e controle para que sejam usados de forma correta e eficiente nas empresas nas quais irão atuar.
Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcança-los, pois a empresa não trabalha na base do improviso. O planejamento define aonde se quer chegar, o que se deverá ser feito, sendo uma técnica para absorver incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.
O processo de planejamento é mais importante que o produto final se identificando com prováveis mudanças, estabelecendo assim uma harmonia entre a organização e seu ambiente. Podemos citar algumas características do planejamento:
O ato de visar o futuro. Como o passado se foi e o presente está andando, é com o futuro que se deve preocupar;
É Sistêmico, deve considerar tanto o sistema como os subsistemas que o compõe;
É interativo e flexível, pois pressupõe avanços e recuos, alterações e modificações, em função dos adventos novos e inesperados que ocorrem tanto no ambiente interno como no externo da empresa.
É uma técnica de colocação de recursos que visa definir de forma antecipada e estudada de alocação de todos os recursos disponíveis da empresa. Ente outra características.
Existem também três tipos de planejamento:
Planejamento estratégico que são as tomadas de decisão que envolve os empreendimentos que afetam ou deveriam afetar a empresa por longos períodos de tempo. Esse planejamento é subdividido em vários níveis: empresarial, institucional estratégico e tático, podendo ser mercadológico, financeira
...