Arqueação de Navios
Por: tucano.rj • 20/8/2017 • Artigo • 294 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
A arqueação de navios é uma técnica muito utilizada nos portos de todo o mundo para determinação de cargas embarcadas e desembarcadas nos navios que neles atracam. O processo completo de arqueação tem como base o conhecimento de princípios de física como, determinação de momentos, cálculo do centro de gravidade e, principalmente a aplicação do princípio de Arquimedes, assim como conhecimentos de matemática como, interpolação, aplicação de fórmulas e análise de diagramas e tabelas. O cálculo de arqueação tem uma precisão média de 99,5% em relação a carga embarcada / desembarcada e por sua precisão em determinar cargas movimentadas, é utilizado por autoridades nacionais (Receita Federal) e internacionais (IMO) e também como parâmetro para aferição das balanças eletrônicas dos Portos.
O processo é iniciado com a leitura de calados – marcações no casco do navio cuja leitura nos permite saber a medida da parte imersa do navio. Esta medida é muito importante, pois caso o navio carregue carga em excesso, a profundidade da parte imersa (calados) fica muito grande podendo resultar na impossibilidade do navio sair do porto (Overload), o que resultaria em enormes perdas tanto para o navio como para a Instalação Portuária.
Por este motivo, durante o carregamento dos navios, são realizadas leituras de calado para averiguar se a profundidade da parte imersa (calados) está compatível com a carga embarcada, evitando a sobrecarga (Overload) e permitindo também a verificação da confiabilidade das balanças do Porto. Importante ressaltar que pela importância do processo de controle da carga embarcada nos navios por meio da arqueação, a IMO (International Maritime Organization) determina que este mesmo processo seja usado durante as operação de carregamento para garantir a segurança do navio (ou seja, a execução deste procedimento é uma exigência legal de âmbito internacional).
...