Artemia Salina
Artigos Científicos: Artemia Salina. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amenon • 7/5/2014 • 405 Palavras (2 Páginas) • 790 Visualizações
RESUMO
Muitos estudos têm sido realizados com intuito de desenvolver tecnologias capazes de minimizar o volume e a toxicidade dos efluentes industriais, de forma a permitir não somente a remoção de substâncias contaminantes, mas também sua completa mineralização.
O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar o sistema de tratamento de efluentes da empresa de fixadores metálicos, com a utilização de bioindicadores toxicológicos. O nível de toxidade das amostras foi avaliado em relação à taxa de mortalidade do microcrústaceoArtemia salina.
Palavras chaves: Bioensaio; Tratamento de Efluentes, Artemia salina.
PROCEDIMENTO
1. Coleta das Amostras de Água
A água deste estudo foi coletada de tres pontos do tratamento de efluente da indústria, efluente utilizado antes de iniciar o tratamento, efluente durante o tratamento, e após o tratamento completo do efluente. De cada ponto foram feitas vinte e quatro coletas com o intervalo de uma hora em cada coleta, para ter uma amostra respectiva a um dia de efluentes, já que este possui variação de concentração neste período.
Com cada uma das amostras coletadas foi feita uma diluição com solução salina e a faixa de concentração a ser testada foi determinada, buscando sempre a maior concentração em que se observe 0% de mortalidade e a menor concentração em que se deflagre 100% de mortalidade. As demais concentrações foram distribuídas dentro desse limite.
2. Método Experimental
O teste de toxidade foi realizado no Laboratório de Físico-Química do Departamento de Química do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, sob a orientação do Professor Mestre Pablo Albino Pereira. Para a realização dos testes preparou-se 1 litro de solução salina, usando-se sal marinho sintético e água deionizada (38,0 g/L). Em 100 mL de solução salina, adicionamos cerca de 10 mg de ovos de Artemia salina, sendo deixado sob iluminação artificial a 28o C. A eclosão ocorreu aproximadamente após 24 horas.
As soluções foram distribuídas em tubo de ensaios e o teste foi realizado em várias concentrações e em triplicata. Em cada teste foram colocados cerca de 10 náuplios de Artemia salina. Toda a bateria de ensaio foi mantida em local fresco durante 24 horas e 48 horas. Após este período, faz-se a leitura pela contagem de larvas sobreviventes e mortas (esta poderá ser realizada a olho nu, sendo usado um fundo branco ou luz branca para melhor visualização). Ao final da exposição, foi determinada a concentração letal média, definida como a concentração na qual ocorre a mortalidade em 50% dos organismos bioindicadores (SVENSSON et al., 2005, FERNEDES, 2010).
...