Artigo Tipos de Conhecimentos
Por: Natelson • 18/11/2019 • Artigo • 588 Palavras (3 Páginas) • 347 Visualizações
TIPOS DE CONHECIMENTO
João Émerson de Almeida Cavalcante
Natelson Castro Lima Filho
RESUMO
Este artigo aborda a questão dos tipos de conhecimento. Contudo, para realizar uma analise aprofundada a cerca do assunto é necessário esclarecer o que venha a ser a expressão conhecer. Assim, conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiencias, da vida cotidiana, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
Palavras chave: Conhecer, experiencias, senso comum, filosofia, ciência, teologia.
INTRODUÇÃO
Este trabalho buscou explicar o tema relacionado aos tipos de conhecimento. De acordo com inúmeros estudiosos, no meio de todos os animais, nos, os seres humanos, somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como uma linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Sendo assim, neste contexto ao criarmos este sistema de símbolos, através da elocução da espécie humana, proporcionando-nos também o ato de pensar e, por consequência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cercam.
Dessa forma é necessário uma analise especifica referente as questões dos tipos de conhecimento existentes que merecem ser salientados no decorrer deste artigo
CONHECIMENTO EMPÍRICO
É chamado de conhecimento popular, sendo aquele adquirido através da nossa observação e da interação do ser humano com o ambiente ao seu redor. É resultante do senso comum, e pode ser baseado em experiencias, sem a necessidade de comprovação cientifica. Nele, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto em observação, limitando-se apenas à dedução. Como é adquirido por meio de simples deduções e sem provas concretas, é um conhecimento falível e inexato. Porém, ele pode ser verificado, pois se trata de coisas ligadas ao dia-a-dia.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico tem relação com a logica, o pensamento crítico e o analítico. É o conhecimento que se tem sobre os fatos analisados e comprovados cientificamente, de modo que sua veracidade ou falsidade podem ser cientificamente comprovadas. É um conhecimento real, se baseando em experiencias comprovadas, mas não deixa de ser falível, pois novas ideias sempre podem modificar teorias antes aceitas. Também é determinável, pois surge através de resultados científicos.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O conhecimento filosófico é baseado na capacidade humana da reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio usado para a busca do saber. O conhecimento filosófico se originou a partir da capacidade humana de pensar e refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias. Como se trata de teorias que não podem ser testadas, ele não é verificável e, portanto, é infalível e exato.
CONHECIMENTO TEOLÓGICO
O conhecimento teológico também conhecido coo religioso, se baseia na fé religiosa, acreditando que esta é a verdade absoluta e possui explicações para todos os mistérios que rondam a mente humana e a humanidade. Não se faz necessária a verificação cientifica para que determinada “verdade” seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso. Desse modo, o conhecimento teológico é infalível e exato, pois se trata de uma verdade sobrenatural.
...