As Competências Básicas
Por: linda1.1 • 17/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 446 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Nome
COMPETÊNCIAS BÁSICAS
cidade
ano
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Nome
COMPETÊNCIAS BÁSICAS
Trabalho final de conclusão do curso: Competências Básicas, No âmbito do Programa Formação Pela Escola.
Cachoeiro de Itapemirim
2016
INTRODUÇÃO
Neste trabalho procurei aproveitar a oportunidade em participar do curso para conhecer sobre o assunto. Procurei descrever um pouco do conhecimento que adquiri e que com certeza será de grande valia. Ao iniciarmos o curso não fazia idéia do quanto iria aprender e entender sobre os programas do FNDE. A escola e os profissionais têm papel fundamental para a mudança em favor de uma sociedade mais justa, onde os cidadãos possam exercer e fazer valer seus deveres e direitos. Fala-se muito em educação de qualidade, inclusão, mas para isso é preciso que todos os envolvidos com a educação participem de estudos, seminários, etc.
ENTENDENDO MELHOR
Vivemos num momento único e novo em nossa história. São muitas as maneiras de perceber o mundo a nossa volta, cada um com sua originalidade, com seu jeito único de ser e um grande desafio pela frente: como se comportar perante a uma geração tão diferente das tradicionais. Podemos continuar pensando e ensinando de forma antiga e ultrapassada? O correto seria se qualificar e aperfeiçoar a cada dia para acompanhar os avanços que surgem diariamente.
Vejo que existe um problema que dificulta a aplicação de uma política educacional de qualidade: a falta de qualificação dos profissionais envolvidos e o que considero ainda pior a falta de interesse em se atualizar.
Todas as mudanças que vemos, exerce uma pressão muito grande sobre nossas escolas, os profissionais envolvidos e também a educação de um modo geral. Sendo assim exige-se também uma postura nova e diferente perante tanta novidade. Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade!
Hoje, mais do que nunca sabemos que, somente através da Educação será possível minimizar as desigualdades sociais, o que sugere que a escola, com seus professores e demais profissionais, sejam vistas como um conjunto de ações que precisam estar em sintonia e não atuando de forma isolada, para que o resultado seja sempre a valorização e crescimento do cidadão em todas as etapas de sua trajetória.
O presente trabalho tem como foco a formação, a especialização, a capacitação e formação continuada dos profissionais envolvidos na educação. Pois com as constantes mudanças descritas anteriormente acredito ser esta a forma de estar preparado para enfrentar os desafios. É preciso rever, reformular, acrescentar aos seus saberes e pra isso surge o trabalho do FNDE, que tem como visão de futuro ser referência na implementação de políticas públicas.
O FNDE é uma instituição que tem como valores o compromisso com a educação; ética e transparência, excelência na gestão, acessibilidade e inclusão social, cidadania e controle social, responsabilidade ambiental, inovação e empreendedorismo. O FNDE foi criado pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968. Trata-se de uma Autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua missão é: “Prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos”.
O FNDE atua nas redes de ensino publicas nos municípios, estados e Distrito Federal, e abrange todas as escolas sejam de ensino regular, EJA, educação especial, ensino profissionalizante.
Gostaria de destacar aqui o Programa Formação Pela Escola.
É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Atualmente, o programa oferta os seguintes Cursos: Formação de Tutores; Competências Básicas; PDDE; PTE; PLi; Pnae; Fundeb; Controle Social; Siope; Ações de Infraestrutura Escolar (em construção).
Vejo que este programa pode contribuir e muito para o bom funcionamento e desenvolvimento da educação em nosso município como em todo o país.
Em busca de solução para a falta de capacitação e atualização podemos sugerir algumas medidas que poderiam surtir efeito, tais como:
• Habilitar os docentes atuantes nos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) por meio de ensino a distância (EAD), certificando
• Promover debates, ao menos, no final de cada semestre com professores do município, onde possam discutir temas voltados à prática nas escolas municipais, bem como o andamento da alfabetização ou a avaliação escolar;
...