As Correntes da Ergonomia
Por: jkirk • 8/12/2020 • Ensaio • 270 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Segundo Padilha (2013, p.4) “De acordo com a divulgação da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), no ano de 2000 a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou uma definição oficial, que diz”:
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Na ergonomia existem duas correntes. A Anglo-Saxônica, primeira corrente e a mais antiga, que utiliza de algumas ciências para melhorar as condições de trabalho, enfocando mais a concepção de dispositivos técnicos (máquinas, utensílios, postos de trabalho, ferramentas, programas etc.). A segunda corrente é a Européia, mais recente, que enfoca o estudo particular do trabalho com o objetivo de tornar se melhor, absorvendo-se menos com os equipamentos e dispositivos e dando mais importância ao conjunto do trabalho e o trabalhador (fadiga, posturas, modo operacional). Analisando as formas e tipos de ergonomia, Padilha (2013, p. 5) conceitua os dois exemplos de ergonomia:
• Ergonomia de Concepção: também chamada de Ergonomia Pró-ativa, inicia-se no planejamento do posto através de um estudo aprofundado do ambiente de trabalho, da prescrição da tarefa, do conforto e postura do trabalhador, das perspectivas de produção durante a concepção do posto, criando assim um posto de trabalho adequado ergonomicamente. • Ergonomia de Correção: é a avaliação do posto já instalado, postura do trabalhador, ambiente de trabalho, mobiliário, ferramentas, modo operacional etc., com o objetivo de adaptá-los ergonomicamente. A ergonomia de correção também pode ser chamada de reativa, pois reage aos problemas detectados.
...