As Diferenças Entre Estado De Bem-estar Social E O Estado Desenvolvimentistas
Trabalho Escolar: As Diferenças Entre Estado De Bem-estar Social E O Estado Desenvolvimentistas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amaral12 • 24/2/2015 • 334 Palavras (2 Páginas) • 1.981 Visualizações
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Coordenação de Ensino de Graduação
DEAAD – Diretoria de Educação Aberta e a Distância
CURSO DE ESPECILIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: Estado, Governo e Mercado
PROF. Carlos Eduardo Bezerra
SEGUNDA ATIVIDADE
ESTUDANTE: Francisco Nogueira de Amaral Junior
Prezadas estudantes, Prezados estudantes,
Na página 108 do livro desta disciplina, vocês têm algumas atividades de aprendizagem. São ao todo duas questões das quais eu solicito que vocês respondam a primeira delas.
Questão 2: “Identifique e explique três diferenças entre o Estado liberal e o Estado neoliberal e entre o Estado de bem-estar social e o Estado desenvolvimentistas.”
As diferenças entre o Estado liberal e o Estado neoliberal:
O estado liberal era bastante restritivo não permitia a votação das eleições para a classes trabalhadoras os liberais, a legislação dos Estados liberais manteria restrições ao acesso das classes populares à participação eleitoral até o final do século XIX
Estados liberais não se restringiram aos direitos civis (como o de ir e vir) e econômicos
(liberdade de profissão e de trabalho no mercado) dos seus cidadãos.
Estado liberal não obrigava a ninguém a trabalhar.
As diferenças entre Estado de bem-estar social e o Estado desenvolvimentistas.
Estado de bem-estar social inibiria as contratações pelas empresas, impedindo a criação de empregos. Portanto, ao invés de proteger os trabalhadores, os diversos direitos e garantias inscritas na legislação os estariam condenando ao desemprego.
O bem-estar social brasileiro, criado durante o governo Vargas, é que, no Brasil, além da regulação do mercado e da promoção do bem-estar por meio de políticas públicas de educação, saúde, previdência, habitação.
Estado também teve o papel de promotor da industrialização do país. Se nos países capitalistas centrais a era da industrialização coincidira com o Estado liberal e antecedera a era das políticas sociais, trazidas pelo Estado de bem-estar social, no Brasil as fases de industrialização e de criação de políticas sociais foram concomitantes e coincidentes com o Estado de bem-estar social.
...