As Estratégias Básicas
Por: walterchambal • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 3.067 Palavras (13 Páginas) • 203 Visualizações
Índice
1. Introdução 1
1.2. Problemática 2
1.3. Objectivos 2
1.3.1. Objectivo geral 2
1.3.2. Objectivos específicos 2
2. Estratégias básicas 3
2.1. Produto mercado 3
2.2. Integração vertical 4
2.2.1. Vantagens da integração vertical 5
2.2.2. Desvantagens 6
2.2.3. Exemplo da integração vertical 6
2.3. Integração horizontal 6
2.3.1. Vantagens da integração horizontal 6
2.3.2. Desvantagens da integração horizontal 7
2.4. Diversificação 7
2.4.1. Vantagens 8
2.4.2. Desvantagens da diversificação 8
2.5. Internacionalização 9
3. Conclusão 12
4. Referências bibliográficas 13
Introdução
O presente trabalho aborda o tema referente as estratégias empresariais básicas.
Em primeiro lugar é importante saber que o termo estratégia tem a sua origem na “guerra”, derivando etimologicamente da palavra grega strategos que se entende como "a arte do general". Ao termo estratégia estão associados alguns outros conceitos que nos auxiliam a definir e a compreender o seu âmbito de actuação. Por ser "a arte do general" não tem que ser necessariamente generalista mas deverá ser suficientemente abrangente para se distinguir da "táctica", ou seja, a estratégia tem um maior alcance, é mais duradoura e movimenta maiores recursos. Assim a estratégia não é mais que a forma de emprego dos diferentes recursos que a organização dispõe, de modo a atingir os objectivos definidos pela política dessa organização, tendo sempre em conta o "opositor". A estratégia envolve decisões sobre as metas/objectivos a curto, médio e longo prazo, a distribuição dos recursos para atingir as metas e as tarefas críticas a desempenhar para atingir os objectivos. Enquanto processo, a estratégia diz respeito ao modo como programamos as actividades da organização para a consecução dos objectivos definidos pelas políticas da organização.
A maior parte das empresas tem como alvo estratégias de crescimento agressivas como resposta às mudanças estruturais causadas pelas novas tecnologias, pelas regulamentações em constante mudança, pelas necessidades em constante evolução dos clientes e pelas convergências sectoriais. Entretanto, alcançar um crescimento é extremamente desafiador — a maioria das organizações não conseguem alcançar e/ou manter suas ambições de crescimento.
Dai que para as que empresas registem um crescimento, é necessário adoptarem certas estratégias tal como: a integração vertical, a integração Horizontal, produto-mercado, a diversificação e a internacionalização.
Problemática
Por que é que torna-se importante que as empresas implementem medidas estratégicas?
Objectivos
Objectivo geral
Abordar o tema referente as estratégias básicas
Objectivos específicos
- Explicar as vantagens da adopção das estratégias básicas;
- Identificar as vantagens de cada uma das estratégias;
- Caracterizar as estratégias;
- Trazer exemplos concretos de estratégias adoptadas por algumas empresas nacionais e internacionais.
Estratégias básicas
2.1. Produto mercado
Conhecida também como matriz de Ansoff, a matriz produto-mercado, foi criada por Igor Ansoff, conhecido por ser o pai da Administração Estratégica de empresas.
A matriz de Ansoff cruza produtos (novos e existentes) com mercados (novos e existentes).
Tem como principal foco mostrar a expansão de produtos e mercados visando criar oportunidades de crescimento para as empresas.
Produto-mercado inclui as decisões relativas a gama de produtos oferecidos, segmentos de mercados servidos, natureza da vantagem competitiva e diferenciação da oferta.
Por esta estratégia envolver os segmentos de mercados servidos significa que ela envolve identificação num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
...