As Teorias do Currículo
Por: ArianeOkumura • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
UNIVESP
Pólo de Sorocaba
Pedagogia - 1ª Semestre 2018
Ariane Okumura da Silva
RA 1816411
Disciplina: Teorias do Currículo
Semana 6
Sorocaba
2018
Implementação dos currículos oficiais
O processo político para se implementar um currículo começa a partir da política proposta formulada com base nas intenções do governo, departamentos educacionais, burocratas e movimentos de grupos influentes. A política de fato é o segundo passo onde produzem-se textos políticos e legislativos que dão forma a política proposta e formam a base para que essa política seja colocada em prática. A última etapa é a política em uso onde ocorre o processo de implementação prático de tudo que até então estava apenas no papel.
O problema de se aplicar o currículo em seu formato original é que os profissionais que atuam na prática não encaram da mesma forma os textos nos quais foram intencionalmente criados por causa das diferenças de experiências, valores e propósitos, assim, há interpretações diferentes que podem por acabar sendo rejeitadas ou mal compreendidas que acabam interferindo no processo de implementação do currículo.
Não tem como o autor controlar o significado dos seus textos, assim, conforme vai se aplicando o currículo baseado na interpretação do professor adequando – a sua realidade, vão surgindo materiais e formação para os professores instruindo como implementar melhor esse novo currículo, mas que mesmo assim, pode não ter o efeito esperado quando foi inicialmente formulado.
A prática do currículo depende de como a escola vai formular aquela aplicação junto aos professores ocasionando diferentes interpretações até que outras instruções vão sendo publicadas no intuito de tentar esclarecer cada vez mais a intenção do autor do texto que tenta controlar a situação, mas na verdade acaba sendo visto como um discurso que controla até certo ponto.
Conclui-se então que na prática, as políticas por fim acabam sendo recriadas na hora de sua implementação ocorrendo de forma diferente do que foi pensado inicialmente.
REFERÊNCIAS
Vídeo aula 11 – O ciclo de políticas, 2018.Disponível em: < https://cursos.univesp.br/courses/1017/pages/videoaula-11-o-ciclo-de-politicas?module_item_id=56999>. Acesso em 9 de abr. 2018.
Vídeo aula 12 – Currículos oficiais, 2018.Disponível em: < https://cursos.univesp.br/courses/1017/pages/videoaula-12-curriculos-oficiais?module_item_id=57001>. Acesso em 9 de abr. 2018.
UNIVESP, texto-base – Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise das políticas educacionais. MAINARDES, J. Disponível em:
...